Filtrar


Questões por página:
O planejamento docente é um processo dinâmico e contínuo, que requer a articulação entre diferentes elementos e a adaptação às necessidades dos alunos e ao contexto educacional. Qual das alternativas a seguir apresenta uma sequência lógica e coerente para o planejamento de uma aula?
O planejamento pedagógico e a sua implementação estão assentados sobre uma dimensão mais restrita, que envolve o âmbito de cada componente curricular, as práticas e projetos interdisciplinares e aspectos singulares de cada grupo de estudantes, bem como sobre uma dimensão mais ampla, que envolve a unidade escolar como um todo e seu projeto político-pedagógico (PPP). A esse respeito, assinale a alternativa correta:
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona a descrição do documento à sua nomenclatura:
Primeira coluna: descrição do documento

(1). Documento que deve nortear a unidade escolar e seus profissionais no desenvolvimento de suas ações e atividades, o qual deve ser redigido de forma participativa e com o olhar voltado ao contexto específico de cada escola e sua comunidade escolar.

(2). Documento elaborado coletivamente no âmbito do município, com olhar voltado às particularidades de cada rede de ensino, e que deve ser uma trilha a ser perseguida pelos professores no planejamento do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que aponta habilidades e conhecimentos a serem construídos em cada etapa do processo educativo.

(3). Documento elaborado pelo professor para concretizar o planejamento das atividades que irá realizar no âmbito de cada turma e que deve ser elaborado observando, de um lado, o currículo do município e, de outro, as especificidades dos estudantes e do contexto escolar.

Segunda coluna: nomenclatura
(__) Projeto Político Pedagógico
(__) Plano de ensino
(__) Proposta Curricular do Município


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Em termos epistemológicos o ato de planejar no âmbito da educação vem atraindo a atenção dos estudiosos e pesquisadores para uma ressignificação, em especial, quanto ao planejamento de ensino. Descortina-se a partir desses saberes, a necessidade de transcender as atividades de planejamento que ainda se manifestam no ranço das abordagens tradicionais como processo burocrático, fragmentado e instrumental para percebê-lo como elemento de disputa por significados diversos; como estratégia de política cultural.

Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/45583. Acesso em: 14 nov.2023.(adaptado)

Acerca do planejamento de ensino, avalie as afirmações a seguir.

I. É processo contínuo de reflexão, previsão e decisão que reflete uma organização do trabalho pedagógico da escola e da sala de aula.

II. Prover ao docente maior segurança para sua prática educativa no sentido de acolher as exigências, os problemas e desafios que ocorrem na sala de aula, na escola e na comunidade em geral.

III. Contribui para racionalizar as atividades; garantir um ensino efetivo; verificar o ritmo do processo educativo e fornecer maior segurança ao docente na realização dos objetivos previstos.

IV. Possibilita ao professor visualizar o percurso do trabalho desenvolvido, identificar as fragilidades e replanejar as ações, bem como os avanços e a continuidade do concebido.

V. Constitui um elemento integrador entre escola e contexto social, que busca na problemática social, econômica e política elementos de referência, como forma de refletir, intervir e transformar a realidade.

É CORRETO o que se afirma em:

Contemporaneamente, exercer a docência em um contexto crítico, reflexivo e histórico requer reflexões sobre suas funções para além da simples transmissão de conhecimentos. O que elucida, pensar a atuação docente intermediada por variedades de planejamentos imprescindíveis às propostas educativas. Nessa lógica, o planejamento como um ato pedagógico através do qual configura a maneira filosófica, política, científica e operacional revela uma forte ferramenta que poderá conferir legitimidade às mudanças propostas.


Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/399/196. Acesso em: 6 mar 2025. (adaptado)


Tendo como referência o planejamento à priori de toda prática docente, avalie as afirmações a seguir.


I. No contexto específico do ensinar, exige do professor a responsabilidade de coordenar o desenvolvimento de seu trabalho compreendendo com clareza cada uma de suas fases: planejar, executar, avaliar.


II. Como prática docente, o planejamento é um ato político que provoca atitudes pedagógicas, técnicas, políticas e humanas.


III. No eixo do aperfeiçoamento docente, planejar é condição básica que requer, apropriação teórica dos conteúdos, reflexão da própria experiência, análise do quadro da realidade dos sujeitos envolvidos no processo e das influências políticos pedagógicas da instituição escolar.


IV. No escopo da função social da escola, a intencionalidade no ato de planejar requer por parte do professor uma postura de neutralidade sobre o contexto filosófico, político e cultural.


V. No âmbito escolar, planejar as atividades pedagógicas de forma coletiva e participativa implica interação, integração e colaboração, ao tempo que exige respeito e habilidade para lidar com o outro em suas múltiplas dimensões.


É CORRETO apenas o que se afirma em: