Filtrar


Questões por página:
O planejamento educacional ocorre em três dimensões inter-relacionadas: planejamento do sistema educacional, planejamento escolar e planejamento de ensino. Segundo Vasconcelos, o planejamento de ensino pode ser subdividido, diferenciando-se por seu grau de especificidade crescente, em três tipos:
O plano de aula é um guia importante, mas não significa que você vai poder segui-lo fielmente, pequenos ajustes podem ser necessários. Dificilmente as atividades vão acontecer exatamente da forma planejada. É preciso ir adequando sutilmente o planejamento para atender as necessidades e velocidade da turma. Assim como no mercado, quando se trata de planejamento de aulas, a preocupação com o conteúdo deve ser uma das primeiras ações. Afinal, trata-se de algo que será usado para promover o aprendizado e para atrair os estudantes. Diante disso, podemos dividir o conteúdo em três bases. Relacione as colunas:
1. Conceitual 2. Atitudinal 3. Procedimental
( ) foca no aprendizado de conceitos, teorias. ( ) que preza por ensinar o que o aluno deve aprender a ser. ( ) voltado ao aprendizado sobre saber fazer.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de cima para baixo.
Planejar o trabalho pedagógico busca tratar, organizar e antecipar situações indefinidas, impensadas, imprevistas que ocorrem durante o processo educativo. O planejamento do processo educativo não deve significar o modo de instituir uma conduta definitiva e fechada para administrar o processo para a aprendizagem, mas registrar expressões e estratégias favoráveis à operacionalização das intervenções educativas. O modo progressivo, em uma visão mais flexível, ampara o movimento aberto para pensar e remanejar o processo educativo. A educação planejada de modo definitivo, determinado, rompe com a qualidade de criar, de consultar, de observar e comprometer, com rigidez, a motivação e o engajamento dos alunos reprimindo o desenvolvimento das suas habilidades. Considerando a educação que não institui uma finalidade definitiva para ação educativa, assinale a alternativa correta.
Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos. É uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação. Para um plano de aula é fundamental a elaboração dos objetivos da aula relacionados ao tema e que visa a aprendizagem do aluno. Assim sendo, para a elaboração dos objetivos do plano de aula faz-se necessário a articulação deles sob as três perspectivas. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Qual o objetivo para a aula que está relacionada aos conceitos?
II. Quais objetivos estão relacionados aos procedimentos da execução dos conteúdos?
III. Quais objetivos a aula pretende para que o educando construa valores?
Estão corretas as afirmativas:
Relacione os tipos de Planejamento com suas respectivas definições.

1. Planejamento Educacional
2. Planejamento Escolar
3. Planejamento de Ensino

( ) Processo contínuo que considera a situação presente a as possibilidades futuras para atender às necessidades da sociedade e dos indivíduos.
( ) Processo de reflexão e de discussão sobre a organização e o funcionamento da proposta pedagógica da instituição.
( ) Processo de decisão cotidiana das atividades relacionadas com a situação de ensino/aprendizagem.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.