Filtrar


Questões por página:

A seleção de atividades no planejamento didático é baseada em princípios teóricos no campo da educação.

A esse respeito, leia os exemplos a seguir.


I. Pré-avaliação dos alunos para estabelecer o ponto de partida do processo de aprendizagem e o uso de reforços/recompensas tangíveis para aumentar o rendimento.

II. Ênfase na participação ativa dos alunos nos processos de aprendizagem e na conscientização do ato de aprender, mediante estratégias de autoavaliação, conceituação e revisão.

III. Valorização da identificação do contexto significativo em que a competência deve ser adquirida e sucessivamente aplicada para que os alunos possam ir além das informações fornecidas.


Assinale a afirmativa que identifica corretamente os fundamentos teóricos das atividades de planejamento descritas em I, II e III, respectivamente.

O planejamento é o processo e a ferramenta de trabalho que objetiva um melhor funcionamento do mecanismo e das ações que se servem dele; nos espaços onde está presente, as ações improvisadas perdem lugar e tem-se uma ação mais concreta e direta e, portanto, com maior eficiência e eficácia.

A educação está inserida cada vez mais nesta dinâmica, visto que não se pode conceber educação sem planejamento.

O planejamento em educação é considerado como
Sobre o planejamento participativo, assinale a afirmativa correta.
Planejar uma ação faz com que vislumbremos o sucesso. O professor possui um instrumento de trabalho onde especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos. Nesse instrumento o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar com seus alunos, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas.
Esse instrumento se chama:
O planejamento é um instrumento que subsidia a prática pedagógica do professor e que possibilita a ele uma organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula. O planejamento de sala de aula é um ideal, um fim a ser alcançado, uma convicção. É a expressão da distância que o grupo de alunos está desse ideal, com a indicação das falhas e das causas destas falhas, das dificuldades para avançar e dos pontos de apoio. E finalmente é uma proposta de ações a realizar, atitudes a vivenciar, normas para seguir e rotinas para praticar. Para Gandin e Cruz, o planejamento de sala de aula deve conter três elementos. São eles: