Filtrar


Questões por página:
No nosso cotidiano sempre estamos, planejando, e não seria diferente no ambiente escolar. Nele definimos metas e estratégias para desenvolver as competências é habilidades dos estudantes. Um planejamento que acontece na escola constitui-se numa estratégia de trabalho, em que todos, com seu saber próprio, com sua consciência, com sua adesão específica, organizam seus problemas, suas ideias, seus ideais, seu conhecimento da realidade, suas propostas e suas ações. Todos crescem juntos, transformam e criam a realidade em proveito de todos e com o trabalho coordenado. Todos dentro da escola e no entorno dela cooperam. Estamos falando do seguinte tipo de planejamento:
Como se chama o documento feito pelo professor que contém: o tema da aula, o objetivo, a metodologia, formas de avaliação, referências bibliográficas e outras informações?
obre uma determinada teoria da aprendizagem, analise as características a seguir:

 O ensino é um processo de condicionamento através do reforço das respostas que se quer obter.

 O comportamento aprendido é uma resposta a estímulos externos, controlados por meio de reforços que ocorrem com a resposta ou após a mesma.
 Se a ocorrência de um comportamento operante é seguida pela apresentação de um estímulo (reforçador), a probabilidade de reforçamento é aumentada.

As características acima definem qual tipo de teoria?

De acordo com Celso Vasconcelos (2000), o planejamento escolar deve ser estruturado e articulado através de três níveis: o planejamento da escola; o plano de ensino; e, o plano de aula. Analise as afirmativas a seguir.


I. “O _________________ constitui-se no referencial com os fundamentos de cada disciplina. Nele devem estar expressas as expectativas de aprendizagem, os conteúdos previstos e as propostas de avaliação para cada ano.”


II. “O _________________ é composto pelos referenciais que dizem respeito aos objetivos e metas estabelecidas para cada uma das dimensões de gestão da escola: pedagógica, administrativa, recursos humanos, recursos financeiros e resultados educacionais.”


III. “O _________________ deve constituir-se na organização didática do processo de ensino destinado a cada turma, levando em consideração tanto as defasagens quanto os conhecimentos prévios dos alunos de modo a garantir que todos alcancem os objetivos de aprendizagem.”


Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas com os níveis de planejamento evidenciados anteriormente.

Em uma reunião de trabalho coletivo pedagógico semanal, no início do semestre, a professora de Geografia propôs um projeto para o 7° ano a respeito do Cerrado Brasileiro. Após a reunião, ficou acertado que os estudantes, organizados em grupos, deveriam produzir ao final do estudo um texto informativo, com as caracterizações desse bioma e a representação gráfica de seus índices de desmatamento e espécies ameaçadas de extinção. Cada grupo também deveria montar um painel com o tema A riqueza das texturas do cerrado: penas, peles e pelos de animais. Os painéis seriam expostos no pátio principal da escola até o término do semestre letivo. Com base nessa proposta, é correto afirmar que se trata de uma atividade