Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
No contexto do planejamento estratégico, tem-se o pensamento estratégico que constitui a parte não analítica do trabalho do estrategista, aquela esfera sofisticada e complexa do conhecimento que envolve imaginação, discernimento, intuição, iniciativa, força mental e impulso para o empreendimento.
mostrar texto associado
Uma das formas de conhecer as capacidades da empresa no processo de planejamento estratégico é através da análise SWOT que proporciona conhecer as forças e fraquezas externas e as oportunidades e ameaças internas.
mostrar texto associado
O planejamento estratégico é um processo que tem como propósitos o desenvolvimento e a manutenção de um ajuste dos objetivos, as potencialidades da empresa e as mudanças frente às oportunidades de mercado.

Nas empresas, o Planejamento Estratégico de Informações (PEI) preocupa-se com as informações e com os conhecimentos da organização, com o objetivo de organizá-los, de acordo com a tecnologia de informação disponível e das pessoas necessárias, procurando auxiliar em sua efetividade decisória e em sua inteligência empresarial. Em relação ao planejamento estratégico de informações na empresa, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I Faz-se necessário identificar o Modelo de Informações Empresariais e os Mapas de Conhecimentos necessários à gestão do negócio principal da empresa.

II É preciso estabelecer ferramentas de controle de qualidade, produtividade, prazos e custos.

III Deve ser elaborado um plano de desenvolvimento (ou aquisição), implantação e implementação de sistemas de informação (estratégicos, de gestão e operacionais).

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

O planejamento estratégico é o processo que visa definir os objetivos de longo prazo de uma organização. Segundo Maximiano (2015), “um processo sistemático de planejamento estratégico é uma sequência de análises e decisões que compreende” alguns componentes. De acordo com esse autor, marque a opção em que se encontram os componentes principais do planejamento estratégico.