Filtrar


Questões por página:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O Plano Nacional de Educação inclui entre as suas diretrizes a formação do educando para o mercado de trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.
II. O professor que atua na educação de jovens e adultos não deve assumir qualquer compromisso com a transformação social.
III. A democratização dos sistemas de ensino e da escola não possui relação com o aprendizado e a vivência do exercício de participação e de tomadas de decisão.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:

I. Valorizar os(as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos(as) demais profissionais com escolaridade equivalente constitui uma das metas do PNE.
II. Segundo o PNE, um quadro de profissionais da educação motivados e comprometidos com os estudantes de uma escola é indispensável para o sucesso de uma política educacional que busque a qualidade referenciada na Constituição Brasileira.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:

I. Constitui uma das metas estruturantes do Plano Nacional de Educação, para a garantia do direito à educação básica com qualidade, alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.
II. Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo,75% (setenta e cinco por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos,25% (vinte e cinco por cento) dos(as) alunos(as) da educação básica, conforme o PNE.

Marque a alternativa CORRETA:

Julgue o item que se segue.


O Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pela Lei nº 13.005/2014, define diretrizes, metas e estratégias para a política educacional do Brasil ao longo de dez anos, focando em aspectos como a universalização do acesso à educação, a melhoria da qualidade do ensino e a promoção da equidade educacional.

Julgue o item que se segue.


A estratégia 2.8 do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que as escolas devem operar independentemente de outras instituições culturais, focando exclusivamente em seu currículo tradicional sem integrar atividades culturais externas, para não desviar do conteúdo acadêmico principal.