Filtrar


Questões por página:
Doença do interstício pulmonar provocada pela exposição repetida a pó e bolor da cortiça (alveolite alérgica extrínseca):
No que diz respeito às pneumonias comunitárias, considere as afirmativas:

I. De acordo com a Concentração Inibitória Mínima (MIC), as cepas de pneumococos, não relacionadas à meningite, são classificadas em resistentes, resistência ou sensibilidade intermediária e sensíveis, quando MIC for maior que 8 µg/mL, até 4 µg/mL e até 2 µg/mL, respectivamente.
II. Os vírus são os principais agentes de pneumonias em crianças menores de 5 anos de idade em países desenvolvidos. Dentre os vírus envolvidos, o sincicial respiratório (VSR) é o mais encontrado, seguido pelo influenza, parainfluenza, adenovírus, rinovírus, metapneumovírus humano (HMPV) e bocavírus.
III. No Brasil, a penicilina pode ser usada como droga de escolha no tratamento das pneumonias comunitárias.

Estão CORRETAS:
Caracteriza-se por uma responsividade aumentada da traqueia e brônquios a diversos estímulos que se manifesta clinicamente por crises recorrentes de obstrução das vias aéreas, reversíveis espontaneamente ou em resposta à terapia medicamentosa. Trata-se de:
Os pacientes portadores de neoplasias pulmonares que se apresentam assintomáticos têm o seu diagnóstico feito em exames de rotina, quer sejam periódicos habituais de saúde ou radiológicos do tórax por outros motivos. São, em grande parte, portadores de tumores:
Tuberculose ocorre quase exclusivamente por inalação de partículas em suspensão (núcleos de gotículas) que contêm o M. tuberculosis. A disseminação ocorre principalmente durante tosse, canto e em outras manobras respiratórias forçadas que a pessoa com TB pulmonar ou laríngea ativa e cujo escarro contém microrganismos significativos (tipicamente o suficiente para tornar a amostra positiva). Pessoas com lesões cavitárias pulmonares são especialmente infectantes por causa do alto número de bactérias contidas na lesão. Sobre o tema, marque o item INCORRETO: