Filtrar


Questões por página:
Sobre aspectos relacionados às terapias medicamentosas utilizadas no tratamento do tabagismo, assinale a alternativa incorreta.
Mulher de 22 anos apresenta episódios de sibilância e dor torácica recorrente nos últimos 2 meses, além de despertar noturno devido dispneia. Os sintomas têm ocorrido a cada 2 dias, durando poucas horas. Ela informou que por conta própria iniciou o uso de uma “bombinha” do namorado (salbutamol) e que apresenta melhora dos sintomas rapidamente. Realizou uma espirometria recente que se mostrou dentro da normalidade. Exame físico: normal. Nesse caso, quanto à investigação diagnóstica, assinale a alternativa que apresenta a conduta correta.
Homem de 56 anos está em avaliação pneumológica pré-operatória para ressecção de lobo pulmonar médio direito, devido ao diagnóstico recente de adenocarcinoma pulmonar. Nega tabagismo. Tem hipertensão arterial sistêmica e faz seguimento médico regular, em uso de enalapril 10 mg 12/12h. Trabalha como faxineiro e realiza as atividades diárias sem tosse, dispneia, sibilância ou dor torácica. Exame físico: sem alterações notáveis, exceto roncos ocasionais no hemitórax direito. Teste da caminhada de 6 minutos: 800 metros sem limitações. Exames complementares:
- Espirometria: relação VEF1/CVF de 0.84; VEF1 pós-broncodilatador de 2.1 litros e 82% do previsto. - Teste de capacidade pulmonar de difusão de monóxido de carbono (CDMC): não realizou, pois o aparelho do serviço está em manutenção com previsão para retornar em três meses. - Teste ergométrico: alcançou 10 METs no esforço máximo, sem dor e com discretas alterações inespecíficas de repolarização. - Teste ergoespirométrico: não há disponibilidade no serviço.
Quanto à melhor estratégia aplicada a este caso na avaliação pré-operatória, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Devido ao cálculo do VEF1 previsto pósoperatório (VEF1-ppo) ser menor que 60%, deve ser encaminhado para um serviço de referência com urgência para realizar teste ergoespirométrico pré-operatório. ( ) Mesmo não realizando o teste ergoespirométrico, pode-se presumir excelente capacidade nesse paciente dado o valor alcançado de 10 METs no teste ergométrico, que corresponderia a um VO2 pico de aproximadamente 35 ml/kg/min. ( ) Para essa ressecção, o VEF1-ppo estará acima de 60% e, dada a boa funcionalidade do paciente associada com valor de VEF1 basal acima de 2 litros, é adequado liberar o paciente para o procedimento independentemente da realização do CDMC. ( ) Deve ser encaminhado ao serviço de referência mais próximo visando realizar CDMC para cálculo da capacidade prevista pós-operatória e somente liberar para o procedimento caso esta última seja maior que 80%. ( ) Enquanto aguarda a manutenção do aparelho de CDMC, o paciente deve realizar reabilitação pulmonar pré-operatória e cateterismo coronariano para melhor estratificação de risco e tratamento se necessário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Durante a investigação de pacientes com sintomas respiratórios obstrutivos, porém que não têm um diagnóstico claro entre asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), pode-se lançar mão de testes especializados visando caracterizar melhor essa distinção. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A capacidade pulmonar de difusão de monóxido de carbono (DLCO) tende a ser reduzida em asmáticos, enquanto habitualmente é aumentada em pacientes com DPOC. ( ) A fração exalada de óxido nítrico (FeNO) < 50 bpb (partes por bilhão) em não-tabagistas é associada com inflamação eosinofílica de vias aéreas, direcionando mais para componente asmático. ( ) A análise de células inflamatórias no escarro ainda não tem papel bem estabelecido em grandes populações para o diagnóstico diferencial entre essas condições. ( ) A imagem de tomografia de tórax de alta resolução pode apresentar espessamento brônquico e aprisionamento aéreo em ambas as condições.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Durante a avaliação na exacerbação de pacientes asmáticos é importante buscar por fatores associados com aumento do risco de morte relacionada à asma. Nesse sentido, analise os fatores abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Hospitalização ou busca por serviço de emergência devido à asma no último ano. ( ) História de doença psiquiátrica ou problemas psicossociais. ( ) Uso atual de corticoide inalatório. ( ) Alergia a alimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: