Filtrar


Questões por página:

Se durante todo este século pudermos constatar que os sistemas educacionais não permaneceram indiferentes ante as mudanças nos modos de produção e gestão empresariais, é lógico pensar que as soluções propugnadas pelo toyotismo também tenham deixado sua marca no sistema educacional.


Para compreender as reformas e inovações educacionais, é preciso desvelar as razões e discursos nos quais se baseiam. Tanto as políticas de reforma educacional oriundas da Administração quanto as modas pedagógicas estão impregnadas de discursos, ideais e interesses gerados e compartilhados por outras esferas da vida econômica e social. Se as crises nos modelos de produção e distribuição capitalista vão sendo resolvidas gradualmente, em um primeiro momento, mediante a aplicação de princípios tayloristas e fordistas, e posteriormente com novas adaptações e mesmo, atualmente, com a gestão de novas fórmulas como o toyotismo, é previsível pensar que algo semelhante pode estar ocorrendo também nos sistemas escolares. Cada modelo de produção e distribuição requer pessoas com determinadas capacidades, conhecimentos, habilidades e valores; e sobre isso os sistemas educacionais têm muito a dizer.



SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.20.



Considerando a reflexão proposta pelo trecho em destaque, assinale a opção que o interpreta corretamente.

Mantoan (2015) aborda o processo que “ocorre dentro de uma estrutura educacional que oferece ao aluno a oportunidade de transitar no sistema escolar – da classe regular ao ensino especial – em todos os seus tipos de atendimento escolar especiais: classes especiais em escolas comuns, ensino itinerante, salas de recursos, classes hospitalares, ensino domiciliar e outros”. Para a autora, essa descrição corresponde a uma concepção de
Em conformidade com o documento Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania (Brasil,2004), assinale a alternativa correta a respeito do Conselho Escolar (CE).

A trajetória discussão em torno da temática Projeto Político-Pedagógico (PPP) tem ampliado progressivamente o compromisso social da escola como instituição compromissada com o processo de formação humana, cujo caráter é intencional, sistemático e dotado de princípios filosóficos, epistemológicos e pedagógicos.


VEIGA, Ilma. Passos Alencastro, FONSECA, Marilia (orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. In: Projeto-político-pedagógico: novas trilhas para a escola.9. ed. Campinas, São Paulo: Papirus Editora,2013.(adaptado).


De acordo com os pressupostos sobre projeto político-pedagógico, avalie as afirmações a seguir.


I. O projeto político-pedagógico é fruto da projeção arquitetada por todos os envolvidos com o processo educativo.

II. O PPP não se constitui na simples produção de um documento, mas na consolidação de um processo de ação-reflexão-ação.

III. Sob o ponto de vista emancipador o projeto político-pedagógico deverá ser concebido como instrumento de controle atrelado as regulações dominantes.

IV. O projeto político-pedagógico quando construído na visão de unicidade da teoria e da prática pressupõe relações de interdependência e reciprocidade.

V. O PPP da escola é apenas uma oportunidade para que algumas coisas sejam pensadas e dentre elas a conjuntura da escola e a sua função social.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

A apresentação dos dados coletados de acordo com o Censo da Educação Superior de 2022 mostra que a taxa de desistência no ensino superior brasileiro foi de 58% no ensino presencial e 59% no ensino a distância. A evasão no ensino superior (2022) é maior nas instituições privadas (quase 61% do total) e nas instituições públicas é menos, cerca de 40%. As possíveis causas verificadas indicam que a desistência do aluno no curso acontece pela necessidade de buscar um emprego para auxiliar as dificuldades enfrentadas por suas famílias, ausências frequentes, reprovações, falta de conexão com a escola, gravidez na adolescência, a falta de preparo para as provas, a baixa autoestima em relação ao desempenho acadêmico e até mesmo a falta de conhecimento dos próprios direitos.

[Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2022: notas estatísticas. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisasestatisticas-e-indicadores/censo-da-educacaosuperior/resultados]


Em outubro de 2023, as lideranças do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicaram e comentaram os resultados do Censo do ensino superior. Os comentários trouxeram, além das causas, algumas soluções à evasão dos alunos do ensino superior que são apresentadas nas afirmativas abaixo. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.

I. O levantamento dos dados divulgados e as informações delineiam políticas públicas cada vez próximas da realidade dos fatos.

II. A permanência e o acesso aos recursos acadêmicos no que diz respeito à evasão dos estudantes ainda não são identificados mesmo com os dados coletados. Apresentam fragilidade sobre a assiduidade dos alunos.

III. A amostragem dos dados indicaram que os alunos cotistas, os alunos beneficiados pelo Prouni e pelo Fies não conseguiram os melhores rendimentos, não alcançando a melhor taxa de conclusão dos cursos.

IV. Os dados apresentam que o caminho mais assertivo é cuidar dos alunos, principalmente dos que mais precisam, porque eles manifestam resultado satisfatório quando solicitados a ingressar na educação superior.



Estão corretas as afirmativas: