Questões de Concurso
Filtrar
318 Questões de concurso encontradas
Página 29 de 64
Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O Currículo do Ipojuca é um instrumento norteador para a efetivação de uma política educacional que reestruture os processos de ensinar e aprender: “como”, "o que”, "para quem" e em “que condições". Constituem condições basilares desse documento, com vistas a possibilitar a melhoria do ensino, a reorganização dos espaços e tempos pedagógicos, a formação continuada e o desenvolvimento dos profissionais da educação municipal, por meio da implementação do currículo, bem como o redimensionamento dos projetos políticos-pedagógicos, dos ambientes de aprendizagens e das práticas pedagógicas dos docentes.
Il. O currículo ipojucano está sujeito a uma multiplicidade de interpretações, é fruto de um esforço colaborativo que norteia e fundamenta as práticas pedagógicas, configurando-se como um empreendimento ético, político, que pode possibilitar aos sujeitos da educação o direito à riqueza de conhecimentos e de cultura produzidos socialmente. Visando a transformações de práticas pedagógicas, esse currículo preza pela pluralidade de ideias, identidades e expressão do Ipojuca, alinhando-se aos seguintes documentos que também são normativos e devem ser seguidos: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica os Parâmetros Curriculares de Pernambuco, a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo de Pernambuco.
III. A educação infantil ipojucana, segundo o CME 2015-2025, tem por objetivo desenvolver todas as potencialidades físicas, cognitivas, afetivas e emocionais das crianças até cinco anos e 11 meses de idade, promovendo experiências saudáveis, interessantes e lúdicas, com respeito, empatia e alteridade, garantindo o acesso aos direitos de aprendizagem e possibilitando, assim, o direcionamento necessário para as próximas etapas de ensino, fazendo com que essas crianças construam conhecimento de maneira efetiva e no tempo adequado para o seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, a criança é vista como sujeito de seu processo de desenvolvimento por meio da aprendizagem, a qual é construída no diálogo com o outro.
Marque a alternativa CORRETA:
Julgue o item subsequente.
Além de abordar a alfabetização de crianças, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada reconhece a importância da educação continuada e da alfabetização de adultos, prevendo ações complementares para grupos específicos, como educação de jovens e adultos, educação especial, educação bilíngue de surdos, entre outros, refletindo um compromisso abrangente com a educação inclusiva.
Julgue o item subsequente.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estabelece diretrizes rígidas e uniformes para todos os entes federativos, sem considerar as disparidades regionais e socioeconômicas, resultando em políticas educacionais ineficazes e desvinculadas das realidades locais.
Julgue o item subsequente.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estabelece uma estrutura de governança abrangente, incluindo a criação do Comitê Estratégico Nacional do Compromisso (Cenac), responsável por aprovar planos de ação, monitorar a implementação de políticas e emitir recomendações para melhorias, demonstrando um compromisso sério e coordenado com a alfabetização infantil em nível nacional.