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A rede estadual do ensino do Paraná evoluiu todas as suas notas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. Seja em língua portuguesa ou matemática, o desempenho cresceu em todos os anos em que a avaliação é aplicada: 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. As notas médias saltaram de 7,08 para 7,59; de 5,42 para 5,53; e, de 4,46 para 4,85, respectivamente. O crescimento fez o estado manter a 1ª primeira colocação nos anos iniciais do ensino fundamental, a 4ª do ensino médio e o avanço da 3ª posição (empatado com o Rio Grande do Sul) para a 1ª nos anos finais do ensino fundamental, ultrapassando Santa Catarina e Goiás.
(Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Parana-temmelhor-nota-media-do-Saeb-no-Ensino-Fundamental-e-quarta-no-EnsinoMedio. Adaptado.)

Ideb 2019 – o Paraná teve a alta mais expressiva do país(de 0,7) no ensino médio, de 3,7 para 4,4, subindo de sétimo para o quarto lugar no ranking de escolas públicas. No ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), o estado subiu do sétimo para o terceiro lugar na classificação nacional, com a média de 5,1.
(Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Escolasestaduais-com-melhor-desempenho-no-Ideb-sao-homenageadas. Adaptado.)

Considerando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – o Ideb, assinale a afirmativa INCORRETA.

Considere abaixo a descrição dos programas voltados a jovens.


I. Programa voltado a aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio da ampliação do número de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o País e da expansão dos campi existentes, com grande grau de interiorização dos cursos técnicos e tecnológicos.

II . Programa com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior (cursos de graduação e sequenciais de formação específica), a estudantes brasileiros que não possuam recursos suficientes para prosseguirem com seus estudos.

III . Programa criado com o objetivo de ajudar na profissionalização e formação, evitando a evasão escolar e incentivando os jovens a retomarem sua jornada escolar.


I, II e III são programas voltados à juventude, respectivamente:

As democracias, sendo regimes de igualdade social e povos unificados, isto é, com igualdade de direitos individuais e sistema de governo de sufrágio universal, não podem prescindir de uma sólida educação comum, a ser dada na escola primária, de currículo completo e dia letivo integral, destinada a preparar o cidadão nacional e o trabalhador ainda não qualificado e, além disto, estabelecer a base igualitária de oportunidades, de onde irão partir todos, sem limitações hereditárias ou quaisquer outras, para os múltiplos e diversos tipos de educação semiespecializada e especializada, ulteriores à educação primária.

(Adaptado de: Anísio Teixeira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.26, n.64, out.-dez.1956)


Considerando o teor do texto e o conjunto da atuação de seu autor na esfera das políticas educacionais no Brasil,

De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), desde 1990 vêm sendo criados e aplicados exames de âmbito federal, dos quais se destacam o Sistema de Avaliação Básica – Saeb (1994), o Exame Nacional de Ensino Médio – Enem (1998), o Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Enceja (2002), a Prova Brasil (2005), a Provinha Brasil (2007), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Para eles, os instrumentos de avaliação nacional visam a realizações de avaliações em larga escala, por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos, para
O conceito da inclusão é definido como um sistema educacional modificado, organizado e estruturado para atender às necessidades específicas, interesses e habilidades de cada aluno. Requer uma ação mediadora nas inter-relações entre a criança, professores e seus familiares, um currículo que contemple a criança em desenvolvimento, atendendo às suas especificídades no contexto de convivência, e uma prática pedagógica: