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Na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC,2015), a inserção das crianças em situações desafiadoras e contextualizadas para o efetivo uso da linguagem escrita: I. Não pode prescindir da compreensão, por elas, dos princípios do sistema de escrita alfabética (SEA). II. Considera a autonomia na leitura e na escrita como condição necessária à ampliação de suas práticas de letramento e ao aprofundamento de seus conhecimentos nas diversas áreas. III. Acentua que é prioritário o trabalho que garanta o domínio do sistema de escrita, de modo articulado ao domínio de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos. IV. Considera necessária a clareza de objetivos e metas curriculares, para cada ano do ciclo, como instrumento de suporte à organização didática dos professores. V. A definição dos direitos de aprendizagem no primeiro ciclo, particularmente nos eixos de trabalho de Língua Portuguesa, não é enfatizada como uma das contribuições do PNAIC para o enfrentamento do analfabetismo nas escolas brasileiras.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Conhecer a legislação e o funcionamento do sistema e aplicar seus princípios e normas compreende algumas habilidades desenvolvidas pelo professor. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir: I. Conhecer os documentos básicos da legislação e das políticas nacionais e estaduais relacionadas ao ensino fundamental. II. Conhecer a estrutura e o funcionamento do Sistema Estadual de Ensino. III. Atuar de acordo com as responsabilidades da SEE/MG para os anos iniciais do ensino fundamental. IV. Estabelecer interlocução com os profissionais da área de educação. Estão corretas as afirmativas:
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) busca mensurar a qualidade da educação no país, sendo calculado a partir da taxa de rendimento escolar e das médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nos anos iniciais, Alagoas aparece com escore de 4,7, referente ao ano de 2015. Com base nas informações apresentadas no texto e na complexidade dos indicadores, o IDEB pode ser considerado um indicador


Segundo o gráfico, nos últimos oito anos, houve uma maior redução no número de escolas que oferecem

Dadas as afirmativas sobre o Censo Escolar,


I. No Brasil, o Censo Escolar assume uma grande importância devido às desigualdades regionais.

II. O Censo Escolar é fundamental para definição de políticas públicas e programas educacionais como o FUNDEB, Merenda Escolar e o Programa Nacional do Livro Didático, entre outros.

III. Os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos estudantes do ensino fundamental e médio, juntamente com outras avalições, são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).


verifica-se que está(ão) correta(s)