Filtrar


Questões por página:
Um dos campos na educação ininterruptos de estudos e investigações são as teorias da aprendizagem como forma de ampliar as compreensões sobre como as pessoas constroem conhecimentos, ou seja, como se dá a aprendizagem humana ao longo da vida. Com raízes em diferentes correntes filosóficas e psicológicas, as teorias da aprendizagem vêm difundindo concepções e embasando variadas práticas educativas.

SERTORI, Natalia Maria. Teorias da aprendizagem. Gama, DF: UNICEPLAC,2021. (adaptado).


Considerando as informações do texto apresentado e os pressupostos da teoria Vygotskyana, avalie as afirmações a seguir:


I. Enfatiza o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo.

II. Parte da pressuposição de que é na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados.

III. Confere ao professor um papel significativo na aprendizagem do aluno ao intervir nos processos e provocar avanços, criando o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal.

IV. Em sua teoria acentua sobre a questão da afetividade expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão.

V. Defende o pensamento de que o aluno não é apenas ativo, mas também interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Segundo Vygotsky existem três momentos importantes da aprendizagem da criança.


( 1 ) Zona de desenvolvimento potencial.

( 2 ) Zona de desenvolvimento real.

( 3 ) Zona de desenvolvimento proximal.


( ) Tudo que a criança realiza com o apoio de outras pessoas.

( ) Tudo que a criança ainda não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar.

( ) Tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.


A ordem CORRETA está inserida na alternativa:

Correlacione as correntes com as modalidades listadas a seguir, considerando o que Libâneo (2005) explica sobre as teorias pedagógicas contemporâneas, também chamadas de correntes pedagógicas:

Correntes


1

Racional - tecnológica

2

Neocognivistas

3

Sociocriticas

4

Holísticas

5

Pós-modernas


Modalidades


a

Construtivismo pós-piagetiano - Ciências cognitivas

b

Ensino de excelência - Ensino Tecnológico

c

Sociologia critica do curriculo - Teoria histórico-cultural - Teoria sócio-cultural - Teoria sócio-cognitiva - Teoria da ação comunicativa

d

Pós-estrutruralismo - Neo-pragmatismo

e

Holismo - Teoria da Complexidade - Teoria naturalista do conhecimento - Ecopedagogia - Conhecimento em rede


Assinale a alternativa que indique as associações corretas.

Quanto ao papel do professor na relação ensino e aprendizagem, Freire (1996) afirmou: “Quando entro em uma sala de aula, devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento”. Com base no que o autor explicita, assinale a alternativa correta.

Segundo a teoria walloniana, o desenvolvimento se dá de forma descontínua e, a cada estágio de desenvolvimento infantil, há uma reformulação dos estágios. A respeito das principais características do estágio sensório-motor, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) Trata-se de uma fase de construção do sujeito em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva.


( ) A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar.


( ) Período de intensa exploração do mundo físico em que predominam as relações cognitivas com o meio.