Filtrar


Questões por página:
“O trabalho de educador não é apenas um sonho humanista; lutar contra a ignorância é lutar contra a miséria que viu no dia a dia de sua classe”. Considerando o pensamento em destaque, baseado na obra “A Educação do Trabalho”, que é autoria de:
A atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula (conteúdos, métodos, técnicas, formas de organização da classe), na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos;
Fonte: LIBÂNEO,1996 apud CAVASSIN, Nilza Angela et al. Título: A importância e a valorização do papel do Pedagogo na escola pública.

Assinale a alternativa correta que concorda com o disposto no texto.
Sobre a psicopedagogia, considerem-se as seguintes afirmativas.
I - Para Kiguel (1987), a psicopedagogia tem as funções curativa, preventiva e normativa. No trabalho curativo, o psicopedagogo atua em escolas na formação de professores; no trabalho preventivo, ele atua nas dificuldades de aprendizagem.
II - Para Bossa (2000), a psicopedagogia tem um caráter interdisciplinar e pode ser vista como uma prática profissional, uma área de conhecimento sobre o ato de aprendizado e um saber científico. Esta é construída tendo em vista encontrar soluções para problemas de aprendizagem.

III - Segundo Scoz (1991), a psicopedagogia estuda os processos de aprendizagem e suas dificuldades, integrando vários campos de conhecimento.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Um professor em uma turma de educação infantil observa alguns comportamentos das crianças, a saber: uma criança pergunta de forma repetida o porquê das situações e coisas, outra criança apresenta dificuldade de compartilhar objetos e algumas brincam de casinha. Nesse mesmo contexto, acontece um incidente: uma criança, correndo, bate na quina da mesa e diz: a mesa me bateu.
Esses comportamentos, segundo Piaget, são típicos do estágio de desenvolvimento
Visualizar Questão Comentada
Sobre as ideias de Piaget e Vygotsky, é correto afirmar que