Filtrar


Questões por página:
A psicologia sócio-histórica de Vigotski trouxe contribuições importantes para a educação infantil, especialmente sobre o papel da linguagem e da brincadeira no desenvolvimento da criança. Assinale a alternativa correta sobre o tema.
Entre vários importantes nomes de educadores nacionais, destaca-se o de Paulo Freire, que tem suas contribuições educacionais reconhecidas internacionalmente. Paulo Freire afirmou que o “O que não se pode realizar, na práxis revolucionária, é a divisão absurda entre a práxis de liderança e a das massas oprimidas, de forma que, a destas, se restringisse a seguir as determinações da liderança”. (Pedagogia do Oprimido,1994)
Partindo da ideia implícita no texto, pode-se afirmar que NÃO faz parte da concepção de educação de Paulo Freire:
A teoria elaborada pelas pesquisadoras argentinas Emília Ferreiro e Ana Teberosky denominada Psicogênese da Língua escrita foi motivada pelos altos índices de fracasso escolar na Argentina e no México. Suas ideias chegaram ao Brasil na década de 80 e, a princípio, foram consideradas, erroneamente, como um novo método de alfabetização.
LEIA A FRASE A SEGUIR, RETIRADA DO LIVRO DE AUTORIA DAS REFERIDAS PESQUISADORAS E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
“(...) desligado da busca constante de significação, o texto se reduz, no melhor dos casos, a uma longa série de sílabas sem sentido. Quando chegou ao final da linha, a criança esqueceu o começo, não porque tenha uma falha de memória, mas sim porque é impossível reter na memória uma longa série de sílabas sem sentido”. (FERREIRO E TEBEROSKI,1999. Pág.286).

Maria Mantessori foi uma educadora, médica e feminista italiana, responsável pela criação de um método educativo que revolucionou a educação de crianças em várias partes do mundo, o qual ainda hoje é usado em escolas públicas e privadas. Acerca do Método Montessori, marque a assertiva correta.

Leia as informações a seguir e marque a única alternativa correta:
Socializar o saber sistematizado; fazer com que o saber seja criticamente apropriado pelos alunos; aliar o saber científico ao saber prévio dos alunos é função