Filtrar


Questões por página:
A Psicologia Infantil é uma disciplina que se dedica ao estudo dos processos mentais e comportamentais das crianças, desde a primeira infância até a adolescência. Seu principal objetivo é compreender e intervir nas dificuldades emocionais, comportamentais e de desenvolvimento que possam surgir ao longo do crescimento infantil. Diversas teorias têm contribuído para a compreensão do desenvolvimento infantil ao longo dos anos. Duas das teorias mais influentes são: a Teoria do desenvolvimento cognitivo, de Jean Piaget e a Teoria do apego, de John Bowlby. Sobre a teoria de Jean Piaget é correto afirmar que:

Cipriano Carlos Luckesi, (2011), no livro “Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições”, expõe: “Ao contrário, a prática da avaliação nas pedagogias preocupadas com a transformação, deverá estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao ____________________ do educando, pois o novo modelo social exige a participação democrática de todos”.


Assinale a alternativa que complete, corretamente, a lacuna.

Segundo Cipriano Carlos Luckesi, (2011), no livro “Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições”, assinale a alternativa que complete, corretamente, o excerto a seguir.


“Estando a atual prática da avaliação educacional escolar a serviço de um entendimento teórico conservador da sociedade e da educação, para propor o rompimento dos seus limites, que é o que procuramos fazer, temos de necessariamente situá-la num outro contexto pedagógico, ou seja, temos de, opostamente, colocar a avaliação escolar a serviço de uma pedagogia que entenda e esteja preocupada com a educação como ...”

José Carlos Libâneo, no Capítulo 1: “As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação”, disponível no livro “Educação na era do conhecimento em rede e transdiciplinaridade”, (2005), apresenta um esboço de um quadro geral das correntes pedagógicas contemporâneas. No que se refere ao tópico “A corrente racional-tecnológica”, marque a alternativa correta.
Um dos campos na educação ininterruptos de estudos e investigações são as teorias da aprendizagem como forma de ampliar as compreensões sobre como as pessoas constroem conhecimentos, ou seja, como se dá a aprendizagem humana ao longo da vida. Com raízes em diferentes correntes filosóficas e psicológicas, as teorias da aprendizagem vêm difundindo concepções e embasando variadas práticas educativas.

SERTORI, Natalia Maria. Teorias da aprendizagem. Gama, DF: UNICEPLAC,2021. (adaptado).


Considerando as informações do texto apresentado e os pressupostos da teoria Vygotskyana, avalie as afirmações a seguir:


I. Enfatiza o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo.

II. Parte da pressuposição de que é na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados.

III. Confere ao professor um papel significativo na aprendizagem do aluno ao intervir nos processos e provocar avanços, criando o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal.

IV. Em sua teoria acentua sobre a questão da afetividade expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão.

V. Defende o pensamento de que o aluno não é apenas ativo, mas também interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais.

É CORRETO apenas o que se afirma em: