Questões de Concurso
Filtrar
735 Questões de concurso encontradas
Página 12 de 147
Questões por página:
Questões por página:
O filósofo norte americano John Dewey (1859 – 1952) foi um dos grandes inspiradores do movimento cultural brasileiro no campo da educação denominado Escola Nova.
Acerca do projeto pedagógico de Dewey, assinale a opção que compatível com seus princípios.
Acerca do projeto pedagógico de Dewey, assinale a opção que compatível com seus princípios.
O ideário freireano insistia na ideia de que todo ato educativo é um ato político e que o “educador humanista revolucionário”, ombreado com os oprimidos, deveria colocar sua ação político-pedagógica a serviço da transformação da sociedade e da “criação do homem novo”.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico].1. Ed. São Paulo: Cortez,2021.
A respeito da proposta pedagógica de Paulo Freire, assinale a opção correta.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico].1. Ed. São Paulo: Cortez,2021.
A respeito da proposta pedagógica de Paulo Freire, assinale a opção correta.
O construtivismo é uma corrente educacional apoiada nas ideias de Jean Piaget (1896-1980) e suas contribuições para o campo da psicologia e da educação.
Assinale a opção que apresenta um dos princípios do ensino construtivista.
Assinale a opção que apresenta um dos princípios do ensino construtivista.
Paulo Freire, em sua imersão reflexiva acerca do modo convencional de educar, o classifica como “educação bancária”. As opções abaixo apresentam os traços característico da postura docente que correspondem a esse modelo, problematizado por Freire, à exceção de uma. Assinale-a.
Para trazer uma situação escolar em que o conhecimento não é inteligível, vamos lembrar os “macetes” no ensino de matemática, que podem facilitar uma sequência de raciocínios, porém, se não forem compreendidos efetivamente, não ajudarão na aprendizagem nem no sucessivo desenvolvimento do educando. Servirão, circunstancialmente, para resolver problemas escolares, mas não oferecerão subsídios para a solução de questões matemáticas, quando necessárias, ou para dar saltos de criatividade.
LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez,2021, p.111.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre teoria e práticas educacionais, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os saltos de criatividade devem-se as atividades escolares que empreguem artifícios pelos quais se obtêm de maneira rápida os resultados.
( ) Artifícios como “macetes” são facilitadores pela sua natureza de conhecimento inteligível.
( ) O “macete” soluciona, não apenas operações específicas, mas possui uma aplicabilidade universal.
As afirmativas são, respectivamente,
LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez,2021, p.111.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre teoria e práticas educacionais, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os saltos de criatividade devem-se as atividades escolares que empreguem artifícios pelos quais se obtêm de maneira rápida os resultados.
( ) Artifícios como “macetes” são facilitadores pela sua natureza de conhecimento inteligível.
( ) O “macete” soluciona, não apenas operações específicas, mas possui uma aplicabilidade universal.
As afirmativas são, respectivamente,