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Considere o texto abaixo.


Na verdade, seria incompreensível se a consciência de minha presença no mundo não significasse já a impossibilidade de minha ausência na construção da própria presença. Como presença consciente no mundo não posso escapar à responsabilidade ética no meu mover-me no mundo. Se sou puro produto da determinação genética ou cultural ou de classe, sou irresponsável pelo que faço no mover-me no mundo e se careço de responsabilidade não posso falar em ética. Isto não significa negar os condicionamentos genéticos, culturais, sociais a que estamos submetidos.


O excerto acima, extraído de obra de Paulo Freire, oferece elementos para considerarmos os processos de educação escolar e não escolar dos indivíduos. A partir das formulações nele contida, os indivíduos

Saviani (2008) sugere o ano de 1979 como sendo o marco do surgimento da abordagem histórico-crítica. Sobre a abordagem histórico-crítica, é INCORRETO afirmar que:
Acerca da existência de outros campos de atuação pedagógica, Libâneo (2010, p.58) disserta que “podem ser definidas duas esferas de ação educativa na prática do pedagogo: escolar e extraescolar”. Com base nessa citação, analise as afirmativas a seguir.
I. A atuação do pedagogo no âmbito empresarial consiste na limitação do bom emprego de técnicas educacionais com o propósito de apresentar ações fortalecedoras das habilidades humanas. II. O enfoque da pedagogia empresarial são os conhecimentos, as competências e as atitudes consideradas dispensáveis à melhoria da produtividade. III. A pedagogia empresarial implanta programa de qualificação e/ou requalificação profissional, produz e difunde o conhecimento, estrutura o setor de treinamento, desenvolve programas de levantamentos de necessidades de treinamento, desenvolve e adéqua metodologias de informação e da comunicação às práticas de treinamento, dentre outros.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Ao se descrever como se estabelece o desenvolvimento mental, Piaget (1971) considerou quatro períodos no processo evolutivo do desenvolvimento. Em relação ao estágio de desenvolvimento cognitivo operatório formal, é INCORRETO afirmar que
A inteligência não aparece de modo algum, num dado momento do desenvolvimento mental, como um mecanismo completamente montado e radicalmente diferente dos que o precederam. Apresenta, pelo contrário, uma continuidade admirável com os processos adquiridos ou mesmo inatos respeitantes à associação habitual e ao reflexo, processos sobre os quais ela se baseia, ao mesmo tempo que os utiliza. (PIAGET,1986, p.23.)
Assim sendo, é INCORRETO afirmar que a inteligência: