Filtrar


Questões por página:
O sociólogo Philippe Perrenoud interessou-se pela pedagogia para entender por que a escola mantém a desigualdade e é responsável pelo fracasso, constatado por altos índices de evasão e de repetência. Perrenoud se indagava para que serviria ir à escola, já que não se adquire nela os meios para agir no e sobre o mundo. Nesse sentido, Perrenoud afirma que a melhoria do sistema educacional se fará pelo desenvolvimento mais metódico de competências desde a escola. Nesse contexto, para o autor, o conceito de competência é:
Em uma concepção de gestão democrático-participativa, Libâneo (2015) baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe. A esse respeito, analise as afirmativas e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada uma delas que correspondem a essa concepção.
( ) Importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos.
( ) Implementação de uma forma coletiva de tomadas de decisões sem, todavia, desobrigar as pessoas da responsabilidade individual.
( ) alto nível de qualificação e competência profissional para que se possa participar das tomadas de decisões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Segundo Libâneo (2015), a participação é o principal meio de se assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de professionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar.
A esse respeito marque a alternativa que caracteriza o trabalho em equipe na escola.
Na proposta de alfabetização de Paulo Freire (1967), ele trata de selecionar palavras do universo vocabular dos alfabetizandos, palavras carregadas de significado, social, cultural, político e vivencial. Marque a (as) alternativa (as) que constituem a Pedagogia Paulo Freire e o seu método de alfabetização.
I alfabetização a partir de palavras ou temas geradores II alfabetização como tomada de consciência crítica III alfabetização centrada nas técnicas de ler e escrever IV alfabetização pautada numa filosofia da submissão e da domesticação a partir do diálogo entre alfabetizador e alfabetizando
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Quando Paulo Freire (1967) se insurge contra as lições que falam de Evas e Uvas a homens que às vezes conhecem poucas Evas e nunca comeram uvas, não está se insurgindo contra o método que, das palavras geradoras Eva e Uva, tira a família va-ve-vi-vo-vu, porque ele também propõe que das palavras geradoras tijolo ou favela se tirem as famílias ta-te-ti-to-tu, fa-fe-fi-fofu; está se insurgindo contra a distância entre Eva e uvas e a experiência existencial do alfabetizando, que empilha tijolos e mora em favela; está se insurgindo contra a alfabetização considerada apenas aquisição de uma técnica mecânica de codificação/decodificação, e não como um ato de reflexão, de criação, conscientização, libertação. De acordo com os esclarecimentos que Paulo Freire apresenta, marque a alternativa que representa o método de alfabetização defendido pelo autor.