Questões de Concurso
Filtrar
799 Questões de concurso encontradas
Página 16 de 160
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Palestina de Goiás - GO
Disciplina:
Pedagogia
Libâneo (2003) e Saviani (2013) caracterizam as pedagogias progressistas e críticas, assentadas no materialismo histórico-dialético ou em visões humanistas. Com base nas definições dos autores, analise as afirmativas que correspondem a essas concepções pedagógicas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada uma delas.
( ) Pedagogia Crítico Social dos conteúdos e Tecnicista. ( )Pedagogia Tradicional, Histórico-Crítica, Libertária. ( )Pedagogia Libertadora, Libertária, Crítico-Social dos Conteúdos e Histórico-Crítica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Pedagogia Crítico Social dos conteúdos e Tecnicista. ( )Pedagogia Tradicional, Histórico-Crítica, Libertária. ( )Pedagogia Libertadora, Libertária, Crítico-Social dos Conteúdos e Histórico-Crítica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Palestina de Goiás - GO
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com as concepções pedagógicas citadas por Libâneo (2003) e Saviane (2013). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada uma delas.
( ) pedagogia tradicional de orientação religiosa, implementada pelos jesuítas, com base no liberalismo clássico, conduzida pela valorização dos aspectos cognitivos e ênfase na memorização.
( ) Pedagogia escolanovista marcada pela influência da Escola Nova com uma concepção humanista moderna de filosofia da educação.
( ) Pedagogia tecnicista, centrada nas ideias de racionalidade, eficiência e produtividade, ensino preparatório para o pensamento crítico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) pedagogia tradicional de orientação religiosa, implementada pelos jesuítas, com base no liberalismo clássico, conduzida pela valorização dos aspectos cognitivos e ênfase na memorização.
( ) Pedagogia escolanovista marcada pela influência da Escola Nova com uma concepção humanista moderna de filosofia da educação.
( ) Pedagogia tecnicista, centrada nas ideias de racionalidade, eficiência e produtividade, ensino preparatório para o pensamento crítico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Palestina de Goiás - GO
Disciplina:
Pedagogia
Ao tratar das teorias psicogenéticas, pode-se afirmar que Piaget, Vygotsky e Wallon apontam as interações sociais e culturais como fator primordial para o desenvolvimento humano. No entanto, apresentam também algumas divergências teóricas. De acordo com a teoria dos autores, analise as afirmativas e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada uma delas.
( ) Para Piaget a democracia é condição necessária ao desenvolvimento e à construção da personalidade, ou seja, é por meio das interações que o indivíduo se desenvolve e a partir daí adquire capacidades para a aprendizagem.
( ) Para Vygotsky, a aprendizagem desperta processos internos de desenvolvimento que só podem ocorrer quando o indivíduo interage com outras pessoas, ou seja, é por meio das interações que o indivíduo aprende e desenvolve suas capacidades.
( ) Para Wallon tudo se caracteriza pela emoção. É essencialmente social e biológica em sua natureza, realiza a transição entre o estado orgânico do ser e sua etapa cognitiva, que só pode ser atingida através da mediação cultural e social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Para Piaget a democracia é condição necessária ao desenvolvimento e à construção da personalidade, ou seja, é por meio das interações que o indivíduo se desenvolve e a partir daí adquire capacidades para a aprendizagem.
( ) Para Vygotsky, a aprendizagem desperta processos internos de desenvolvimento que só podem ocorrer quando o indivíduo interage com outras pessoas, ou seja, é por meio das interações que o indivíduo aprende e desenvolve suas capacidades.
( ) Para Wallon tudo se caracteriza pela emoção. É essencialmente social e biológica em sua natureza, realiza a transição entre o estado orgânico do ser e sua etapa cognitiva, que só pode ser atingida através da mediação cultural e social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Palestina de Goiás - GO
Disciplina:
Pedagogia
No contexto das práticas avaliativas, Luckesi (2011) faz uma clara distinção entre o ato de avaliar e o ato de examinar. No ato de examinar destaca-se o temporal, pois “ao examinador interessa apenas o desempenho presente do educando, como decorrente do que já aconteceu [...] o ato de avaliar está centrado no presente e voltado para o futuro”.
Com base nas palavras do autor, segue em destaque as principais concepções de avaliação da aprendizagem escolar.
Marque a alternativa que melhor representa o ato de avaliar
Com base nas palavras do autor, segue em destaque as principais concepções de avaliação da aprendizagem escolar.
Marque a alternativa que melhor representa o ato de avaliar
Galvão Filho (2005), ao citar Vygostky, expõe uma nova face da deficiência, que é a possibilidade dela gerar forças de reação e compensação. Ele compara com o que ocorre no organismo humano numa vacinação. Ao ser inoculado, numa vacinação, com os organismos tóxicos de uma doença, o organismo humano não só não sucumbe a essa doença, como adquire uma maior resistência a ela.
Esse processo de transformar algo inicialmente negativo em algo positivo é chamado por ele de
Esse processo de transformar algo inicialmente negativo em algo positivo é chamado por ele de