Filtrar


Questões por página:
A psicogênese piagetiana e a psicanálise continuam sendo duas referências incontornáveis da formação de psicólogos, pedagogos e áreas afins. No campo da psicologia escolar e da psicopedagogia, estas teorias são amplamente estudadas com a finalidade de abordar as dificuldades escolares (ZELAN,1993). Por meio destas perspectivas teóricas, analise as afirmativas a seguir.
I. As interpretações reducionistas, unilaterais e individualizantes do fracasso escolar concretizam-se em discursos que opacam o papel do educador colocando o foco, seja em problemas do tipo neurológico, como os transtornos da aprendizagem, seja em "bloqueios afetivos/emocionais" da criança ou em questões vinculares com suas famílias. II. Na perspectiva piagetiana, a dialética do funcionamento do sujeito propõe uma inteligência afetada, e uma afetividade intelectualizada. III. Enquanto a psicanálise estuda o sujeito na ótica do inconsciente e do desejo, a psicogênese piagetiana se ocupa do sujeito epistêmico, mas também do sujeito psicológico, sem desestimar nem o papel do fator social nem da afetividade.
Estão corretas as afirmativas:
De acordo com o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL,1998), trabalhar com crianças exige que o profissional desenvolva diversas habilidades desde cuidados básicos essenciais, passando por metodologias lúdicas, até ministração de conteúdos específicos provenientes de diversas áreas do conhecimento, sempre numa postura reflexiva para com sua prática e dialógica para com as famílias e a comunidade. É necessário que desenvolva também uma competência polivalente, isto é, que:
Depois de analisar o fragmento de texto abaixo, assinale a alternativa na qual figura o estágio de desenvolvimento intelectual em que se encontra a criança ali descrita, em conformidade com a teoria psicogenética do estudioso suíço Jean Piaget (1896- 1980)
Luzia é uma criança de cinco anos de idade que apresenta as seguintes características psicológicas: animismo (tendência de dar vida a seres não vivos), antropomorfismo (tendência de atribuir formas humanas a seres não humanos) e artificialismo (tendência de acreditar que todas as coisas foram construídas pelo ser humano ou para o ser humano por alguma entidade divina). (Adaptado de César COLL et al. Desenvolvimento psicológico e educação.2.ed. Porto Alegre: Artmed,2007, vol.1, p.29)
Para Nadia BOSSA (A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática.5.ed. Rio de Janeiro: Wak Editora,2019), um dos autores que mais contribui para a difusão da psicopedagogia no Brasil foi o professor argentino Jorge Visca, criador da Epistemologia Convergente, linha teórica que propõe um trabalho com a aprendizagem a partir da integração de três linhas da psicologia, a saber:
1. A escola psicogenética (Piaget).2. A escola psicanalítica (Freud).3. A escola psicossocial (Rivière).4. A escola gestaltiana (Wertheimer).5. A escola behaviorista (Skinner).
Assinale:
Analise as afirmativas a seguir:

I. As atuais estruturas da sociedade exigem um padrão educacional que esteja voltado para o desenvolvimento de um conjunto de competências e de habilidades, a fim de que os alunos possam fundamentalmente desassimilar e ignorar a realidade do contexto social comprometido com as constantes mudanças.

II. A educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como objetivo a troca de saberes, a socialização e o confronto do conhecimento, segundo diferentes abordagens, exercidas exclusivamente por profissionais habilitados em cursos de licenciatura e com especialização em áreas científicas.

III. Vygotsky afirmava que a prática educativa possibilita e permite à criança aprendiz envolver-se nas atividades de forma independente apenas quando não dispunha da ajuda de outros indivíduos.

Marque a alternativa CORRETA: