Filtrar


Questões por página:
Paulo Freire (2017) formulou as teorias sobre as noções de educação bancária e de educação dialógica, opondo-se e esclarecendo os problemas que via na primeira e o potencial que percebia na segunda. Assim, a educação dialógica se constitui na perspectiva de um educador que se educa ao educar e de um educando que educa ao ser educado, sendo ambos sujeitos do processo educativo, e não mais um objeto do outro. Marque a alternativa que apresenta a forma como Paulo Freire percebia essa educação.

As teorias do desenvolvimento humano oferecem diferentes perspectivas sobre como a criança aprende e se constitui como sujeito. A teoria de Jean Piaget, conhecida como construtivismo ou interacionismo, descreve o desenvolvimento cognitivo por meio de estágios. Acerca do estágio sensório-motor, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:



(__) Corresponde, aproximadamente, aos dois primeiros anos de vida da criança.


(__) Neste estágio, a criança compreende o mundo por meio de suas sensações (visão, audição) e ações motoras (pegar, chupar, bater).


(__) A principal aquisição deste período é o desenvolvimento do pensamento abstrato e da capacidade de formular hipóteses.


(__) Uma conquista fundamental deste estágio é a noção de permanência do objeto, a compreensão de que os objetos continuam a existir mesmo quando não podem ser vistos.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

Bassedas (1999) declara que, na perspectiva vygotskiana, a criança, quando atua juntamente com uma pessoa mais experiente, pode realizar ações que não conseguiria fazer caso estivesse sozinha; por exemplo, “uma menina de cinco anos poderá explicar um conto literário, se a professora, a mãe ou o pai derem a ela diferentes pistas que ajudam a ordenar os dados”. Bassedas afirma que “podemos dizer que tudo o que a criança sabe fazer com a ajuda, a orientação e a colaboração de pessoas mais capazes” (experientes) é o que Vygotsky denomina nível de desenvolvimento
Visualizar Questão Comentada
“O método da concepção bancária é a opressão, o antidiálogo. Configura-se então a educação exercida como uma prática da dominação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los”. Nesta citação, Paulo Freire critica a tendência pedagógica:
Visualizar Questão Comentada
Com relação ao processo de aprendizagem e desenvolvimento humano, qual dos autores, listados abaixo, defende a importância da atividade mediadora no processo de formação do pensamento teórico?
Visualizar Questão Comentada