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Marta Kohl de Oliveira ao tratar do aprendizado e desenvolvimento como um processo histórico informa que “a sociedade humana é uma totalidade em constante transformação. É um sistema dinâmico e contraditório, que precisa ser compreendido como processo em mudança, em desenvolvimento” (1995, p.28). Sobre a relação entre os pensadores Henri Paul Hyacinthe Wallon e Lev Semenovich Vygotsky, assinale a alternativa CORRETA:
Conforme a teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, conceituam que a aprendizagem da escrita alfabética passam por quatro períodos, são eles: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. De acordo com essa afirmativa podemos considerar que o estudante pré-silábico é o que tem as habilidades em:
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky pesquisaram e definiram os cinco níveis de desenvolvimento da escrita a partir do momento em que o individuo compreende para que serve a escrita, ou seja, que ela tem uma utilidade. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico. Pode-se identificar um estudante no nível silábico, de acordo com os resultados obtidos pelas autoras quando:
Na história da educação brasileira, um importante capítulo é escrito por Paulo Freire, que dedicou grande parte de sua vida à alfabetização e à educação popular. Ao afirmar que “... o importante mesmo não é ler estórias alienadas e alienantes, mas fazer história e por ela ser feito” (GADOTTI,2005, p.254), o patrono da educação brasileira chamava a atenção para o:
De acordo com Libâneo (2013, p.49), “o sinal mais indicativo da responsabilidade profissional do professor é seu permanente empenho na educação dos seus alunos, dirigindo o ensino e as atividades de estudo de modo que estes dominem os conhecimentos básicos e as habilidades, e desenvolvam suas forças, capacidades físicas e intelectuais, tendo em vista equipá-los para enfrentar os desafios da vida prática no trabalho e nas lutas sociais pela democratização da sociedade.” Considerando o pensamento de Libâneo sobre compromisso social e ético dos professores, podemos afirmar que:

I- Uma das características mais importantes da vida profissional do professor é a mediação entre o aluno e a sociedade, entre as condições de origem do aluno e sua destinação social na sociedade.
II- O compromisso social, expresso, primordialmente, na competência profissional, é exercido exclusivamente no âmbito da vida social. O magistério se realiza no contexto das relações sociais, devendo o professor não se envolver com a vida política dos seus alunos e das suas alunas.
III- A responsabilidade do professor é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, nas associações de classe, na vida cultural e política.

A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é: