Questões de Concurso
Filtrar
735 Questões de concurso encontradas
Página 27 de 147
Questões por página:
A teoria da zona de desenvolvimento próximo, formulada por Lev Vigotski, é de grande relevância em todas as áreas educacionais. No que diz respeito aos desdobramentos dessa teoria na prática pedagógica de alfabetização, julgue o item subsequente.
O conceito de zona de desenvolvimento próximo tem caráter determinista e de qualificação social, pois compreende que a criança desenvolve seu intelecto a partir da intelectualidade daqueles que a cercam e, assim, as atividades cognitivas básicas são determinadas pelo ambiente de nascimento, o que determina sua capacidade e qualidade de alfabetização.
A teoria da zona de desenvolvimento próximo, formulada por Lev Vigotski, é de grande relevância em todas as áreas educacionais. No que diz respeito aos desdobramentos dessa teoria na prática pedagógica de alfabetização, julgue o item subsequente.
A história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal dessa criança são fatores importantes que afetam a sua forma de pensar, assim como a linguagem que a criança estabelece com os sujeitos sociais que a circundam modula seus processos cognitivos de pensamento e expressão humana.
No que concerne à relevância da consciência fonológica para o processo de alfabetização e às etapas da alfabetização, bem como à construção e ao desenvolvimento da leitura e da escrita, julgue o item a seguir.
Uma das contribuições da teoria da psicogênese da língua escrita é o reconhecimento de que o sujeito em alfabetização é ativo em seu processo de conhecimento, capaz de progressivamente (re)construir esse sistema de representação, interagindo com a língua escrita em seus usos e práticas sociais.
No que concerne à relevância da consciência fonológica para o processo de alfabetização e às etapas da alfabetização, bem como à construção e ao desenvolvimento da leitura e da escrita, julgue o item a seguir.
A teoria da psicogênese da língua escrita considera que os sujeitos se alfabetizam apenas por meio do convívio intenso com o material escrito que circula nas práticas sociais, ou seja, do convívio com a cultura escrita.
No que se refere a alfabetização e letramento, aos processos cognitivos da alfabetização e à história da alfabetização, julgue o próximo item.
A teoria da psicogênese da língua escrita pressupõe que as crianças adquirem o conhecimento da escrita por meio do desenvolvimento cognitivo, sendo o ambiente social importante para o desenvolvimento da escrita antes mesmo do início formal da alfabetização.