Filtrar


Questões por página:
Leia o fragmento de texto a seguir.
Piaget traz contribuições significativas para algumas áreas específicas do conhecimento humano, caracterizando o processo de aprendizagem e mostrando o que pode e o que deve ser feito para desenvolver o ensino ativo. Dessa forma, Piaget destaca a escola ativa em que a vida do aluno deve estar ligada a toda atividade escolar.
(Revista da Faculdade de Educação - Cáceres - MT - Ano II nº 2 / Jan-Jun 2004.)

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Segundo Piaget, o conhecimento não nasce no sujeito, nem no objeto, mas sim na “interação entre sujeito-objeto”, sendo assim, a aprendizagem deve ocorrer em todos os ambientes que a criança frequenta, sendo intermediado e incentivado por educadores e familiares.
PORQUE
I. Na perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiar do real. Isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Analise o texto abaixo:
De acordo com os pressupostos vigotskianos, a é concebida como a atividade intelectual realizada por meio da influência de outros, que, ao possibilitar à pessoa o acesso à produção cultural existente, favorece o desenvolvimento das suas funções psíquicas superiores.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Analise o texto abaixo:

“A interdisciplinaridade é o processo metodológico de construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto, com a realidade e com sua cultura. Busca-se a expressão dessa interdisciplinaridade pela caracterização de dois movimentos dialéticos: a problematização da situação, pela qual se desvela a realidade, e a sistematização dos conhecimentos de forma integrada.”

Assinale a alternativa que indica corretamente o autor que defende essa ideia.
Observe o relato de uma senhora, aluna da Educação de Jovens e Adultos: “Mas tenho um marido que não gosta que eu venho para a escola. Aí ele fala para que ir para a escola depois de velha? Aí eu falo para ele que tem gente de idade que aprende né. E ele não gosta que eu venha para a escola. Mas meu marido continua falando não vai para a escola não, não vai estudar não, você não vai aprender nada. Eu já desisti, por causa do meu marido. Eu já desisti, já voltei. Ele disse que se eu saísse ele ia ficar contente.” (BUZIOLI; TASSONI,2021). Nessas histórias de impedimentos, é evidenciada uma posição de conformidade e aceitação das dificuldades encontradas para acessar e permanecer na escola. Para Paulo Freire, essa fala evidencia que
Paulo Freire expôs duas funções para a educação de adultos, sendo necessário, para atingi-las, assumir, como princípios norteadores, a leitura do mundo e as experiências de vida, defendendo uma alfabetização que parta da realidade concreta do homem e possibilite, além do ensino da leitura e escrita, a conquista da liberdade. Essas funções são: