Filtrar


Questões por página:
As teorias pedagógicas críticas compreendem a educação escolar como
A Pedagogia Emancipadora, de Paulo Freire, tem como princípios norteadores os citados abaixo, EXCETO:
Ao elaborar um roteiro geral de um Plano de Aula, Luckesi (2023) considera em seu planejamento os seguintes itens:
1. Ementa da disciplina. 2. Conteúdo da aula. 3. Justificativa da aula. 4. Modalidade de avaliação.
O resultado da somatória dos números correspondentes aos itens corretos é:
Em relação ao pensamento educacional freireano, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O diálogo depende da validade dos momentos explicativos e narrativos em que o professor expõe ou fala do objeto de conhecimento.
( ) Aprender é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.
( ) A capacidade de aprendizagem do aluno implica a sua habilidade de absorver pacientemente o conhecimento transmitido pelo educador.
Em seus estudos, Piaget demonstra que a evolução da inteligência ocorre pela estimulação de mecanismos internos a partir do contato com o ambiente. Ele denomina de motivos os estímulos que geram desequilíbrios no interior do psiquismo do sujeito, levando-o à ação. Sobre esses motivos, analisar os itens.
I. Incluem não só os objetos e pessoas que o sujeito encontra, mas também os conflitos ou perturbações aos quais é submetido. II. São os motivos que põem em ação os processos cognitivos de que o sujeito dispõe para se autorregular e, desse modo, tentar superá-los ou ultrapassá-los. III. Do motivo surge a palavra motivação. À medida que a motivação conduz à interação e esta leva a modificações das estruturas cognitivas no sentido da intencionalidade, o processo de aprendizagem acontece, e o sujeito alcança um grau cada vez maior de adaptação.
Está CORRETO o que se afirma: