Filtrar


Questões por página:

Leia o trecho a seguir.


“As atividades de aprendizagem são, em princípio, apenas meios a serviço de uma “teoria” a respeito daquilo que faz com que se aprenda melhor e, portanto, progrida na formação. Na prática, as coisas são menos racionais. Certas atividades são inspiradas pela tradição, pela imitação, pelos recursos de ensino. Nem sempre são pensadas em uma perspectiva estratégica. Escolher e modular as atividades de aprendizagem é uma competência profissional essencial, que supõe não apenas um bom conhecimento dos mecanismos gerais de desenvolvimento e de aprendizagem, mas também um domínio das didáticas das disciplinas.” PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed,2000.


Assinale a opção que indica corretamente o que se afirma no trecho acima.

Visualizar Questão Comentada

Segundo Lev Vygotsky, a educação é um processo de internalização de funções psicológicas superiores por meio de interações sociais, através das quais o sujeito reorganiza e estrutura conceitualmente a sua atividade mental.

Nesse processo, o fator que exerce papel mediador é:

Visualizar Questão Comentada

Leia o seguinte trecho:


“O sujeito que se abre ao mundo e aos outros inaugura com seu gesto a relação dialógica em que se confirma como inquietação e curiosidade, como inconclusão em permanente movimento na história.”


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra,2011.


Com base nas concepções freireanas, assinale a opção que exprime corretamente o sentido do trecho acima.

Maria Montessori propôs um método baseado em princípios filosóficos contrastantes com a pedagogia tradicional. Com relação às características do método montessoriano, analise os itens a seguir:


I. A liberdade é entendida como conquista progressiva da consciência e do autocontrole, e não como ausência de mediações externas.

II. Os materiais sensoriais preparam a criança para abstrações futuras, quando se substitui a manipulação concreta por representações simbólicas.

III. O erro é um obstáculo a ser corrigido pelo educador, pois caso aconteça pode comprometer o bom andamento do processo de autoeducação.


É compatível com a teoria montessoriana o que se indica em

Assinale a opção correta em relação ao modelo teórico da educação popular libertadora, uma das grandes contribuições da América Latina à teoria e à prática educativa em âmbito internacional.