Questões de Concurso
Filtrar
735 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 147
Questões por página:
Cipriano Carlos Luckesi, (2011), no livro “Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições”, expõe: “Ao contrário, a prática da avaliação nas pedagogias preocupadas com a transformação, deverá estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao ____________________ do educando, pois o novo modelo social exige a participação democrática de todos”.
Assinale a alternativa que complete, corretamente, a lacuna.
Segundo Cipriano Carlos Luckesi, (2011), no livro “Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições”, assinale a alternativa que complete, corretamente, o excerto a seguir.
“Estando a atual prática da avaliação educacional escolar a serviço de um entendimento teórico conservador da sociedade e da educação, para propor o rompimento dos seus limites, que é o que procuramos fazer, temos de necessariamente situá-la num outro contexto pedagógico, ou seja, temos de, opostamente, colocar a avaliação escolar a serviço de uma pedagogia que entenda e esteja preocupada com a educação como ...”
SERTORI, Natalia Maria. Teorias da aprendizagem. Gama, DF: UNICEPLAC,2021. (adaptado).
Considerando as informações do texto apresentado e os pressupostos da teoria Vygotskyana, avalie as afirmações a seguir:
I. Enfatiza o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo.
II. Parte da pressuposição de que é na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados.
III. Confere ao professor um papel significativo na aprendizagem do aluno ao intervir nos processos e provocar avanços, criando o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal.
IV. Em sua teoria acentua sobre a questão da afetividade expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão.
V. Defende o pensamento de que o aluno não é apenas ativo, mas também interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Segundo Vygotsky existem três momentos importantes da aprendizagem da criança.
( 1 ) Zona de desenvolvimento potencial.
( 2 ) Zona de desenvolvimento real.
( 3 ) Zona de desenvolvimento proximal.
( ) Tudo que a criança realiza com o apoio de outras pessoas.
( ) Tudo que a criança ainda não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar.
( ) Tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.
A ordem CORRETA está inserida na alternativa: