Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Com base em Piaget, o pensamento é a inteligência interiorizada que se apoia não mais sobre a ação direta, mas sobre a evocação simbólica pela linguagem e pelas imagens mentais.
mostrar texto associado
Para Piaget, o conhecimento se dá a partir da bagagem que o sujeito já tem, ou seja, é primordial que o sujeito já tenha nascido com perspectivas de conhecimento e o meio irá moldá-lo de acordo com as próximas experiências.
mostrar texto associado
No que dizia respeito ao desenvolvimento humano, Vygotsky propunha uma abordagem pautada pela pedologia – ciência que estuda os aspectos biológicos, fisiológicos e morfológicos das crianças.
mostrar texto associado
Segundo Perrenoud, nossas práticas de avaliação são atravessadas por duas lógicas excludentes: a formativa e a somativa.
mostrar texto associado
Paulo Freire defendia que ler é procurar buscar, criar a compreensão do lido; daí, entre outros pontos fundamentais, a importância do ensino correto da leitura e da escrita. É que ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa em torno da compreensão do mundo.