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Paulo Freire (1921-1997) é o patrono da educação no Brasil. Ele desenvolveu um método inovador para a educação de jovens e adultos, com foco na emancipação intelectual da pessoa. Freire acreditava que o objetivo da educação era:
Segundo Vygotsky existem três momentos importantes da aprendizagem da criança.
( 1 ) Zona de desenvolvimento potencial. ( 2 ) Zona de desenvolvimento real. ( 3 ) Zona de desenvolvimento proximal.
(.....) Tudo que a criança realiza com o apoio de outras pessoas. (.....) Tudo que a criança ainda não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar. (.....) Tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.
A ordem CORRETA está inserida na alternativa:
Émile Durkheim (1858-1917) filósofo e sociólogo francês discorreu no texto abaixo sobre educação: “A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto”. Sobre a perspectiva durkheimiana a educação tem o objetivo de:
Segundo Perrenoud (2002), e seus estudos sobre a formação docente considerando a ideia de competência, além da pessoalidade e do âmbito é a mobilização, caracterizando a mobilização de saberes como elemento a serviço da competência. Assim, “uma competência está sempre associada a uma mobilização de saberes. Não é um conhecimento acumulado, mas a virtualização de uma ação, a capacidade de recorrer ao que se sabe para realizar o que se deseja, o que se projeta (p.145). Assinale a alternativa CORRETA sobre a competência na prática docente:
De acordo com Freire (2007), a concepção de analfabetismo está relacionada ao fato desta ser encarada ora como uma “erva daninha” (daí a expressão: “erradicação do analfabetismo”) ora como uma “enfermidade” que passa de um a outro, quase por contágio, ora como uma “chaga” deprimente a ser “curada” e cujos índices, estampados nas estatísticas de organismos internacionais, dizem mal dos níveis de “civilização” de certas sociedades. Ainda no mesmo livro, o autor estabeleceu qual a sua compreensão de alfabetização, especialmente, a alfabetização de adultos. Acerca dessa compreensão de alfabetização, considere as seguintes afirmações:

I- A alfabetização não pode ser a das classes dominantes, instaura-se como um processo de busca, de criação, em que os alfabetizandos são desafiados a perceber a significação profunda da linguagem e da palavra.
II- A alfabetização resume-se ao ato mecânico de depositar palavras, sílabas e letras nos alfabetizandos. Este depósito é suficiente para que os alfabetizandos comecem a firmar-se, uma vez que, em tal visão, empresta-se à palavra um sentido mágico.
III- A alfabetização envolve os alfabetizandos em suas relações com o mundo e com os outros. Mas, esse fazer global, fundado na prática social dos alfabetizandos, contribui para que estes se assumam como seres do fazer da práxis.

Agora, assinale a alternativa CORRETA.