Filtrar


Questões por página:
Pesquisas têm revelado lacunas na formação de docentes em relação à avaliação, que continua quase exclusivamente centrada no professor e desenvolvida por meio de procedimentos que não proporcionam oportunidades para que se reorganizem as atividades. Mendes (2006) pondera que, se, por um lado, as políticas educacionais não favorecem modificações na prática avaliativa, por outro, academicamente, não tem havido esforços para que se repensem os propósitos e as práticas avaliativas. Na maioria das vezes, nos cursos de formação, os três pilares do processo – ensino, aprendizagem e avaliação – são tratados de forma desarticulada. E mais: o eixo da formação está centrado no ato de ensinar, e não no de aprender.
B. M. F. Villas Boas e S. L. Soares. Cad. Cedes, Campinas, v.36, n.º 99, p.239-254, maio-ago.de 2016 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.
Para Luckesi, quando a avaliação é executada fora do processo de ensino e exclusivamente com o objetivo de atribuição de notas e conceitos, os alunos inseridos nesse contexto estarão fadados ao êxito no âmbito escolar.
Sabemos que de acordo com Jean Piaget, o desenvolvimento da aprendizagem da criança progride através de uma sequência universal de estágios de desenvolvimento, sendo cada estágio marcado por uma forma característica de organizar pensamentos e atividades. Entre os dois e sete anos de idade, Piaget denomina como sendo o estágio da inteligência intuitiva, do surgimento da linguagem e da função simbólica. Qual o nome desse estágio de desenvolvimento?
Segundo Vygotsky, a construção do pensamento é um processo cultural. Sobre as ideias do autor, é correto o que se afirma em:
Na Escola Criança Feliz todos os profissionais da educação reconhecem que o contexto escolar é permeado por diferentes concepções de homem e de sociedade, ou seja, há diferentes formas de enxergar o papel do homem no âmbito social e, consequentemente, essas visões influenciam a prática escolar. É nesse ponto que as Tendências Pedagógicas Liberal e Progressista se diferenciam, pois possuem visões particulares sobre a relação homem × sociedade. Essa distinção acontece porque as Tendências Pedagógicas estão situadas historicamente e se desenvolveram como resposta ao contexto social no qual surgiram. Com relação a Tendência Liberal, segundo os estudos de Libâneo, assinale a alternativa correta.
De acordo com Libâneo (2013), o movimento de renovação da educação, inspirado nas ideias de Rousseau, recebeu diversas denominações, como educação nova, pedagogia ativa e escola nova. Desenvolveu-se como tendência pedagógica no início do século XX, embora nos séculos anteriores tenham existido diversos filósofos e pedagogos que propugnavam a renovação da educação vigente. A denominação Pedagogia ou Tendência Renovada se aplica tanto ao movimento da educação nova propriamente dito, que inclui a criação de “escolas novas”, a disseminação da pedagogia ativa e dos métodos ativos, como também a outras correntes que adotam certos princípios de renovação educacional. No Brasil, foram as ideias de John Dewey, que exerceram uma significativa influência no movimento da Escola Nova. Acerca das ideias advindas do ideário da Escola Nova, é correto o que se afirma em: