Filtrar


Questões por página:

Leia o texto:,

A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Por meio dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias. A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos. Os dados coletados no decurso do processo de ensino, quantitativos ou qualitativos, são interpretados em relação a um padrão de desempenho expressos em juízos de valor (muito bom, bom, satisfatório etc.) acerca do aproveitamento escolar.

(LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez,2013.)


A partir do fragmento, pode-se identificar a avaliação da aprendizagem como

De acordo com Libâneo:

“O processo de ensino opera a mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos; sintetiza na aula a ação didática em sua globalidade, uma vez que operacionaliza objetivos gerais sobre o fundo objetivo das condições concretas de cada situação didática.” (LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez,2013.)

Sobre a estrutura, os componentes e a dinâmica do processo de ensino, assinale a assertiva correta.

A teoria de Piaget defende que as estruturas da inteligência são progressivamente transformadas, respeitando-se certa sequência necessária para a incorporação do conhecimento. Com isso, é fundamental que os professores de educação física respeitem a fase de desenvolvimento em que a criança se encontra, propondo atividades educativas compatíveis com tal fase e úteis à evolução infantil.

(Oliveira e Caminha,2014.)

Sobre as implicações pedagógicas alicerçadas nas relações entre a epistemologia genética e a educação física, assinale a afirmativa INCORRETA.
mostrar texto associado
“_______________ foi o grande defensor da abordagem comportamentalista, que se fundamenta no papel da recompensa ou reforço; parte da premissa de que toda ação que produza satisfação tenderá ser repetida e aprendida. O conteúdo transmitido visa objetivos e habilidades que levem à competência. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões. E a escola é a agência que educa formalmente, onde não é necessário oferecer condições para que o aluno explore o conhecimento, explore o ambiente, invente e descubra.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896-1934) foram dois pesquisadores interessados pelo ensino. Ambos contribuíram em pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, criando teorias que marcaram o mundo do ensino desde esses momentos até a atualidade. Piaget e Vygotsky nos chamam a atenção para a utilização de metodologista de estudo qualitativas na educação. Os dois refutam qualquer explicação de desenvolvimento como mero acúmulo quantitativo de aquisições.
(Disponível em https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/39183/1/2013_eve_sesgon%C3%A7alves.pdf. Adaptado.)


Considerando o exposto, trata-se de uma implicação pedagógica segundo Piaget: