Filtrar


Questões por página:
Ferreiro (2013) descreve uma cena na qual foi solicitado que Santiago, de cinco anos, escrevesse uma lista de compras; primeiro no papel e depois no computador. A autora afirma que “Santiago já sabe que não se pode escrever somente com vogais”. Para escrever a palavra “soda”, Santiago escreveu SA, no papel, e OD, no monitor. Para escrever “salame”, o garoto escreveu SAM, no papel, e ALE, no monitor. A autora destaca que, embora Santiago saiba todas as letras de “soda” e “salame”, ele não consegue colocá-las todas juntas, e Ferreiro chamou esse fenômeno de alternâncias grafofônicas.
De acordo com a autora, é correto afirmar que as alternâncias grafofônicas ocorrem
Visualizar Questão Comentada
Os alunos com dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem podem evidenciar necessidades de adaptações escolares, que são apoios que os permitem contornar as dificuldades e potencializar suas habilidades. Sobre os apoios que podem ser oferecidos a esses estudantes, analisar os itens abaixo:
I. Permitir tempo extra para responder às questões e para completar os trabalhos escritos.
II. Privar o estudante de parceiros de estudo em aula ou no laboratório para evitar conversas paralelas nas tarefas ou nas matérias.
III. Dispensar o uso de ambientes alternativos (biblioteca, laboratório ou sala de estudos) para realização de testes.
Está(ão) CORRETO(S):
É o conjunto de processos de pensamento que permitem a utilização de estratégias adequadas para se alcançar um objetivo e a flexibilização dos modelos de comportamento adquiridos pela experiência para que haja a adaptação às situações do presente. Isso inclui a identificação de metas, o planejamento de comportamentos e a sua execução, além do monitoramento do próprio desempenho, até que o objetivo seja consumado. Os déficits nessa área interferem e até mesmo impedem o desenvolvimento normal da atenção, do autocontrole e do freio comportamental. A definição citada refere-se:
Visualizar Questão Comentada
Consideram-se educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem, EXCETO:
São distúrbios do neurodesenvolvimento caracterizado por deficiente interação e comunicação social, padrões estereotipados e repetitivos de comportamento e desenvolvimento intelectual irregular, frequentemente com retardo mental. Os sintomas começam cedo na infância. Na maioria das crianças, a causa é desconhecida, embora, em alguns casos, existem evidências de um componente genético ou uma causa médica. O diagnóstico é baseado na história sobre o desenvolvimento e observação. O tratamento consiste no controle do comportamento e às vezes tratamento medicamentoso.