Filtrar


Questões por página:
Na opinião de uma variada gama de autores (MEIRA,2002; SALES E SILVA,2008; COSTA,2009 etc.), o fracasso escolar não tem somente uma causa; apresenta, na verdade, múltiplas determinações: de ordem individual, social, cultural, pedagógica e até política. Sabendo disto, assinale dentre as alternativas abaixo apenas a que contiver os fatores pertinentes ao aspecto cultural do fracasso escolar:

Analise a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A pessoa II, retratada na imagem, possui a síndrome

Entre os transtornos de desenvolvimento, de causa genética, que trazem prejuízos às interações sociais da criança, com perda das capacidades linguísticas e movimentos repetitivos das mãos, encontra-se
São comportamentos característicos de educandos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), exceto

“Um grupo de professores e cuidadores organizou um projeto de brincadeiras inclusivas para todos os estudantes do Ensino Fundamental I participarem em conjunto: Vôlei Sentado e Pique Sensorial. A modalidade do vôlei foi flexibilizada com o uso de uma bola diferente e a criação de novas regras. Foi observada a necessidade de repetir o jogo mais vezes para que dois alunos com Transtorno do Espectro Autista se acostumassem com a participação. O jogo do pique sensorial começava com todos vendados, um jogador “pegador” deveria encontrar os demais, orientando-se pelo barulho produzido pelos guizos, distribuídos para os estudantes em forma de pulseira. A brincadeira fez com que todos experimentassem a sensação de, sem a visão, usar outros sentidos pouco requeridos em atividades motoras”.

Adaptado com base na experiência disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vRRaTFpE57g&t=6s


Com base no relato, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um objetivo do projeto.