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Os números globais de indivíduos portadores de Transtornos do Espectro Autista (TEA) vêm aumentando significativamente, motivo pelo qual os cuidadores escolares precisam conhecer esse transtorno.

Com relação ao TEA, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Como o espectro autista pode comprometer habilidades motoras, é importante que o cuidador seja informado sobre os procedimentos terapêuticos em curso.

( ) Como a pesquisa sobre o diagnóstico e os medicamentos para o TEA permitem curar esse transtorno, cabe ao cuidador estar atualizado e contribuir para a involução da patologia.

( ) Como a qualidade de vida de estudantes com TEA melhora com procedimentos especiais, o cuidador é importante para auxiliar as competências de comunicação do estudante.


As afirmativas são, respectivamente,

Patto (1999) traz em sua obra o conceito de fracasso escolar como produzido pelo dia a dia da rotina escolar, há diversos estereótipos e preconceitos que rodeiam as camadas mais pobres e que não partem apenas da instituição, mas também dos profissionais e da sociedade, que envoltos na teoria da carência cultural, não compreendem as particularidades culturais de seus alunos.
(PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: historias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz,1999).
Observe as afirmativas:
I - o fracasso escolar é associado às deficiências individuais de cada aluno, sejam elas físicas, que dizem respeito a inúmeras questões particulares de seu organismo e que de alguma maneira refletem em sua aprendizagem;
II - o fracasso escolar pode ser tratado como se fosse problemas isoláveis;
III - as razões para o fracasso escolar são poucas e estão isoladas umas das outras;
IV - as dificuldades percebidas nos processos de escolarização não podem ser compreendidas de modo descolado das práticas e processos escolares que dificultam a aprendizagem.
Agora, assinale a opção correta:
Durante vários séculos, o foco dos métodos tradicionais de educação era o ensino, a partir da percepção do professor como uma figura de poder sobre o aluno. A partir do século XVIII, com a eclosão das revoluções liberais na Europa e a independência dos Estados Unidos, as escolas pedagógicas passaram a ver com olhos críticos as limitações dessa abordagem de ensino-aprendizagem. Dentro de um contexto histórico de reconhecimento social, como o estudante passa a ser visto?
Sobre o conceito de aprendizagem personalizada, segundo Moran (2018), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A personalização, do ponto de vista dos alunos, é o movimento de construção de trilhas que façam sentido para cada um, que os motiva a aprender, que amplia seus horizontes e leva-os ao processo de serem mais livres e autônomos.
( ) A personalização, do ponto de vista do educador e da escola, é o movimento de ir ao encontro das necessidades e interesses dos estudantes e de ajudá-los a desenvolver todo o seu potencial, na construção de conhecimentos mais profundos e no desenvolvimento de competências mais amplas.
( ) A personalização é um processo muito simples, que não exige maturidade, nem autonomia dos estudantes, e qualquer docente sem muita experiência pode ministrar.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“Se tirar nota baixa, você será REPROVADO”.
A frase acima indica um tipo de avaliação que culpabiliza o aluno pelo fracasso e não promove melhorias contínuas das práticas pedagógicas. Como se chama esse tipo de avaliação?