Filtrar


Questões por página:

A obra “Cartas Chilenas”, cujo trecho será apresentado, destaca dois personagens: Critilo, autor da carta, e Doroteu, destinatário da carta, pseudônimo do próprio autor Tomás Antônio Gonzaga, e de seu amigo e também escritor, Cláudio Manoel da Costa. As cartas relatam os desmandos do fictício governador chileno Fanfarrão Minésio:


“Às vezes, Doroteu, se perde a conta

Dos cem açoites, que no meio estava,

Mas outra nova conta se começa.

Os pobres miseráveis já nem gritam.

Cansados de gritar, apenas soltam

Alguns fracos suspiros, que enternecem.

Que é isso, Doroteu, tu já retiras

Os olhos do papel? Tu já desmaias?

Já sentes as moções, que alheios males

Costumam infundir nas almas ternas?

Pois és, prezado amigo, muito fraco,

Aprende a ter o valor do nosso chefe

Que à janela se pôs e a tudo assiste

Sem voltar o semblante para a ilharga.

E pode ser, amigo, que não tenha

Esforço, para ver correr o sangue,

Que em defesa do trono se derrama.”

(GONZAGA. Tomas Antônio. Cartas Chilenas. Disponível em: http://www. dominiopublico. gov.br/dowload/texto/bv0003000.pdf.)


Cartas Chilenas é um conjunto de poemas, escritos em versos com uma metrificação parecida com a da epopeia, cujos versos assumem um tom satírico, atacando problemas sociais, políticos e econômicos da época em que foi veiculado, ou seja:
Qual foi o imperador, filho de d. João VI e Carlota Joaquina, que chegou ao Brasil em 1808 com a Família Real, tornou-se príncipe regente em 1821 e proclamou a Independência do Brasil durante uma viagem a São Paulo, em 1822?
Imagem associada para resolução da questão


A Figura de Tiradentes é emblemática na história do Brasil, alguns consideram um mito outros um herói, porém, o que realmente podemos dizer sobre o contexto em que a história desta figura tão importante na história nacional foi desenvolvida?
Qual das revoltas brasileiras abaixo é tida como uma revolta de cunho nativista?
O processo de independência, iniciado em 1808 com a chegada da família real no Brasil, fez aflorar diversos projetos de autonomia em todo o território nacional. São conflitos ocorridos durante o período regencial na região Nordeste, EXCETO: