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No que se refere ao contexto histórico da contemporaneidade, julgue o item.

O projeto de independência do Brasil, vitorioso há duzentos anos, uniu todas as elites econômicas e políticas locais, pois nenhuma delas advogava a favor da emancipação com a implantação da República ou seguia o exemplo das colônias espanholas.
A partir dos séculos XV e XVI, tendo como centros irradiadores determinadas regiões europeias, a denominada civilização ocidental se transformou profundamente. Acerca do período conhecido como Idade Moderna e dos primórdios da Idade Contemporânea, julgue o item.

A transferência do Estado português em 1808, determinada pelas circunstâncias europeias do período, retardou as condições para a independência do Brasil, a começar pela abertura dos portos, que inviabilizou aos agroexportadores brasileiros maior margem de ganhos no mercado internacional.
A data de 1808 é, portanto, recuperada pela historiografia do processo de Independência a partir dessa contradição: com a sede do poder real, os colonos ampliam suas liberdades enquanto os metropolitanos consideram importante restringi-las, esse conflito entre interesses da elite local e portuguesa é visto como a principal causa da ruptura que aconteceria anos mais tarde.

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- Entre as liberdades e as transformações trazidas pela presença da família real temos: o fim da proibição às indústrias (manufaturas); alguns ministérios, entre eles o da Guerra, da Marinha, da Fazenda e do Interior; órgãos fundamentais para o bom andamento do governo, como o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, a Junta Geral do Comércio e o Supremo Tribunal.
PORQUE
II- As transformações não foram só administrativas. Foram criadas também a Academia Real Militar, a Academia da Marinha, a Escola Real de Ciências, de Artes e Ofícios, a famosa Academia de Belas Artes e dois colégios de Medicina e Cirurgia, no Rio de Janeiro e em Salvador. Entre outras benfeitorias, pode-se citar a criação do Museu Nacional, do Observatório Astronômico, da Biblioteca Real e do Jardim botânico.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
No Brasil, com a Proclamação da República, em 1889, e com a promulgação da Constituição Republicana de 1891, ocorreram mudanças, entre elas, a extinção do sistema de voto censitário que prevaleceu no império; em seu lugar, foi instituído o voto universal masculino para maiores de 21 anos alfabetizados. Sobre esse fato, é correto afirmar que
Atente para o seguinte excerto:
“Os [indígenas] se envolveram em conflitos bélicos durante a Independência do Brasil. Várias tropas indígenas foram recrutadas para proteger o território contra uma possível invasão da antiga metrópole, como no litoral cearense entre setembro e novembro de 1822. Outras foram convocadas para combater agrupamentos fiéis a Portugal, como a que veio da serra da Ibiapaba, no Ceará, para um Piauí que ainda lutava contra tropas lusitanas em março de 1823”.

João Paulo Peixoto Costa. Povos indígenas e a independência do Brasil. Blog das Independências. Disponível em: https://bicentenario2022.com.br/povos-indigenas-e-ambro%20e%20novembro%20de%201822.


A partir das informações apresentadas pelo autor no texto e do conhecimento sobre o ensino de História do Brasil na Educação Básica, analise as seguintes afirmações:

I. A participação de grupos indígenas e quilombolas na independência do Brasil é bastante conhecida, pois a história apresentada nos livros didáticos inclui esse fato com detalhes.
II. A participação indígena e a de outros grupos minoritários no processo de independência do Brasil ainda é pouco conhecida, pois não é explanada adequadamente nos livros didáticos.
III. A luta dos indígenas pela independência do Brasil em 1822, liderados por Felipe Camarão ou Potiguaçu, é conhecida e destacada no ensino de história na Educação Básica.

Está correto somente o que se afirma em