Filtrar


Questões por página:
“Madeira de Melo não capitulou. Na madrugada do dia 2 – o amanhecer apontava para um dia de sol, sem o menor sinal de chuva –, embarcou o que ainda havia de tropas portuguesas na cidade. Foram embarcadas nas praias da Gamboa, do Arsenal e do Noviciado (São Joaquim), em lanchas e embarcações menores. Não é possível marcar o número exato. Mas aceito que embarcaram 2.743 soldados,642 inferiores e soldados rasos,1.135 praças de combate, além de marinheiros, conforme informação do chefe de divisão da Marinha de Portugal, João Félix Pereira de Campos, recolhida pelo historiador Pedro Calmon em documento existente no Arquivo Ultramarino (ex Arquivo Colonial).”
TAVARES, Luís Henrique Dias. Independência do Brasil na Bahia. Salvador: EDUFPA,2005, p.218.


Sobre o excerto anterior, analise as afirmativas a seguir.
I. Inácio Luís Madeira de Melo, a que o excerto faz referência, comandou as tropas portuguesas nos combates da Guerra da Independência da Bahia. Em 19 de fevereiro de 1822, Madeira de Melo exigiu a rendição dos rebelados, o que foi prontamente atendido. II. Embora seja hoje um dia festivo, o 2 de julho de 1823 é também relatado como um dia de intensa dor e sofrimento, quando milhares de soldados famintos, estavam com tifo e tuberculose. III. O Governo provisório não chegou na cidade de Salvador com o exército. No dia 7 de julho de 1823 editou uma proclamação aos habitantes da cidade para tentar efetivar as ordens do Imperador.


Assinale a alternativa correta.
Ao contrário da Inconfidência Mineira de 1789, a Inconfidência Baiana, ocorrida dez anos depois, contou com a participação de negros escravizados e libertos, trabalhadores pobres e membros da elite, incluindo médicos e religiosos. Dentre as principais exigências do movimento, analise as afirmativas a seguir.
I. Abolição da escravatura II. Proclamação da República III. Diminuição dos impostos IV. Diminuição dos salários.

Assinale a alternativa correta.
Durante o período colonial brasileiro, diversas rebeliões e levantes marcaram a luta contra o domínio português e as condições opressivas impostas à população. Essas rebeliões desempenharam um papel importante na busca por autonomia e liberdade. Teste seus conhecimentos sobre as rebeliões coloniais no Brasil com a seguinte questão:
Qual das seguintes rebeliões coloniais no Brasil é conhecida por ter ocorrido no contexto da exploração do ouro e ter sido liderada por um alferes?
Em relação ao movimento abolicionista a historiadora Angela Alonso afirma: “O modo de inserir o ex-cativo na sociedade nacional se bifurcava, então, em programas diferentes. Um visava à sua conversão em cidadão de uma sociedade liberal e capitalista com direitos civis e políticos, e em pequeno proprietário no campo (...). Outro futuro lhe acenava com direitos sociais e o convertia em proletário urbano da sociedade industrial que se anunciava”. (ALONSO, Angela. Flores, votos e balas. Cia das Letras,2015, p.363)
O desacordo entre abolicionistas só não existia em relação:

Analise a charge.

 

 

A charge faz alusão ao contexto de 1789, remontando a emblemática revolta da Inconfidência Mineira. Inserindo o uso do recurso humorístico ao contexto, podemos concluir que a expressão presente na charge, “Colônia de Portugal uma ova!!”, relaciona-se