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Em uma reunião da escola para discutir o projeto político- -pedagógico, o professor Carlos indagou sobre a relevância da autonomia da escola no contexto daquela discussão. A coordenadora pedagógica respondeu que há uma vinculação estreita entre eles e que, segundo Carmen Neves (In: Veiga,1996), a autonomia consolida-se em três eixos articulados entre si
O projeto político-pedagógico (PPP), de acordo com a Resolução CNE/CEB n° 04/2010, é um dos elementos constitutivos para a organização das diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica. Conforme o artigo 43 da Resolução CNE/CEB n° 04/2010, o PPP representa
O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento que define as diretrizes, as metas e os métodos para que a instituição de ensino consiga atingir os objetivos a que se propõe. Em relação à construção desse PPP, atribua V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É um documento cuja construção deve ser de responsabilidade, exclusivamente, da equipe gestora da escola.
( ) É um documento idêntico aos relatórios de projetos institucionais desenvolvidos pela equipe da escola.
( ) Esse documento tem elaboração anual obrigatória pela legislação, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN n.º 9.394/1996).
( ) É um documento que explicita princípios, baseados na autonomia da escola e nas relações de solidariedade entre os sujeitos que constituem o espaço educativo.
( ) Esse documento pode ser elaborado por consultores ou especialistas “terceirizados”, uma vez que o documento é uma obrigação apenas formal.
Marque a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas, de cima para baixo.
A prestação de contas é uma das competências do gestor que pauta sua atuação na forma democratica, em conformidade com os princípios e as finalidades educacionais propostos no projeto político-pedago?gico da escola. Considerando essa competência em relação à gestão financeira, assinale a alternativa correta.
A escola elabora seu currículo baseado nas especificidades de sua comunidade para construir o Projeto Político Pedagógico (PPP). O papel deste planejamento coletivo nas práticas pedagógicas de cada professor não deve