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O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento essencial no contexto educacional brasileiro. Qual das seguintes afirmações melhor caracteriza a natureza e a função do PPP?
Como a construção coletiva do regimento escolar pode contribuir para a democratização da gestão escolar e para o fortalecimento do projeto políticopedagógico, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e as políticas educacionais brasileiras?
O Projeto Político Pedagógico é organizado em três partes: marco referencial, diagnóstico e programação. O Marco Referencial apresenta a posição adotada pela instituição, a expressão de sua identidade e a composição de três grandes partes. Uma delas “expressa o ideal específico da instituição. É a proposta dos critérios de ação para os diversos aspectos relevantes da instituição, tendo em vista aquilo que queremos ou devemos ser” (VASCONCELLOS, 2010, p.183). O trecho citado refere-se ao marco:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Segundo renomados teóricos da educação, para que a construção do projeto político-pedagógico seja possível, não é necessário convencer os professores, a equipe escolar e os funcionários a trabalhar mais ou mobilizá-los de forma espontânea, mas propiciar situações que lhes permitam aprender a realizar o fazer pedagógico de forma __________
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O modelo de planejamento retratado no texto configura-se um instrumental teórico-prático que, de acordo com Falkembach (in Veiga,1996), facilita a convergência entre o refletir e o agir, no espaço escolar, tendo como produto o Projeto Político-Pedagógico da escola e pode se constituir em