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Uma escola tem o desejo de alcançar objetivos, metas e realizar sonhos. Essas aspirações e a forma de concretizá-las é o que subsidia o que se pode chamar de Projeto Político-Pedagógico (PPP). Sobre o PPP, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É considerado projeto porque reúne propostas de ações concretas a serem executadas durante um determinado período de tempo.
( ) É político porque considera a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, mudando seus rumos.
( ) É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino aprendizado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
De acordo com Ilma Passos A. Veiga (2013), para nortear a organização do trabalho da escola, a primeira ação fundamental é a construção do Projeto Político-Pedagógico. Concebido na perspectiva da sociedade, da educação e da escola, ele aponta um rumo, uma direção, um sentido específico para um compromisso estabelecido coletivamente.
A autora também afirma que a concepção do Projeto Político-Pedagógico como organização do trabalho de toda a escola está fundamentada nos princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita.
Considerando as afirmações do excerto assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Liberdade é um princípio constitucional. Liberdade de expressão. Liberdade de ação. Liberdade na escola para aprender, ensinar, pesquisar, avaliar e socializar a arte e o saber voltados para uma intencionalidade definida coletivamente. O princípio de liberdade está sempre associado à ideia de autonomia. Se pensarmos na liberdade na escola, devemos pensá-la na relação entre gestores, professores, funcionários e alunos que assumem a co-responsabilidade na construção do projeto político-pedagógico e na relação destes com o contexto social em que a escola está inserida. ( ) Solidariedade é também um princípio constitucional. Para Heller (1992), solidariedade implica disponibilidade para traduzir o sentimento de apoio e fraternidade a grupos, movimentos ou outras coletividades. ( ) Pluralismo de ideias é entendido como o respeito ao outro, às diferentes opiniões, à diversidade do pensar e agir. Parte da diversidade como algo inevitável e desejável, pois há diferentes pessoas, grupos e, certamente, diferentes motivações, perspectivas, conhecimentos, posicionamentos e atitudes. ( ) Igualdade de condições para acesso e permanência na escola de ensino médio. Saviani afirma, com muita propriedade, que "só é possível considerar o processo educativo em seu conjunto sob a condição de se distinguir a democracia como possibilidade no ponto de partida e democracia como realidade no ponto de chegada"(1982, p.63). ( ) Qualidade, que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O desafio que se coloca à escola de ensino médio é o de propiciar uma escola de qualidade para todos, no sentido de garantir o acesso e permanência dos que nela ingressam. ( ) Transparência do projeto político-pedagógico da escola de ensino médio, a qual depende da inserção da comunidade no cotidiano escolar, do envolvimento dos diferentes segmentos nas discussões e na socialização das informações, o que gera o sentimento de pertença, de confiança e de clareza das intencionalidades entre os protagonistas: professores, alunos, técnico-administrativos, pais. ( ) Participação, que implica criação e ampliação de canais e espaços públicos para o diálogo, a discussão e o debate a serviço de um projeto político-pedagógico de qualidade que, assentado no pilar da educação emancipatória, considere os determinantes sociais e as possibilidades concretas da escola. A participação é o princípio básico da democracia. Ela não pode se resumir ao instante da eleição, do voto, mas exige abertura para o debate.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA
Para Ilma Veiga, “o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola”. (VEIGA, Ilma P. A. Projeto Político-Pedagógico da escola: Uma construção coletiva. In: _____; RESENDE, L. M. G. de (orgs.). Escola: Espaço do Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus,1998.)
A partir da perspectiva contida no fragmento de texto, NÃO caracteriza o Projeto Político-Pedagógico (PPP) nas escolas públicas brasileiras:
No processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola municipal, adotou-se as seguintes concepções:
I - A educação na escola é função de todos os profissionais que nela atuam. II - Todos os funcionários devem se sentir parte da escola. III - A proposta da escola deve prever oportunidades de formação permanente para educadores. IV - Os agentes educacionais participam das reuniões escolares na categoria de ouvintes.
As concepções presentes na elaboração do PPP que estão de acordo com a gestão democrática são
Acerca do Projeto Politico-Pedagógico (PPP) e seus fundamentos para a orientação e a implementação das ações educativas da escola, analise as afirmativas.


I. É um instrumento meramente burocrático.
II. Pode contribuir para a implantação de uma escola efetivamente democrática.
III. Os docentes devem participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino em que atuam.
IV. De acordo com a legislação vigente, sua existência é opcional para as escolas.


Sobre o PPP, a partir de uma perspectiva democrática de gestão educacional, estão corretas as afirmativas