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O Projeto Pedagógico Institucional é o documento que indica os princípios gerais da proposta educativa de uma instituição de Educação Superior, revelando, portanto, seu posicionamento filosófico educacional, que por sua vez, orientará os fins da educação a que se propõe. Um PPI referendado por uma concepção de educação transformadora deve trazer como fundamento uma didática:
Na elaboração do projeto político-pedagógico é necessário lidar com temas significativos que se relacionem com problemas e fatos culturais relevantes da realidade em que a escola se insere. Assim, entendendo o currículo como fundamental para a realização de um trabalho pedagógico eficaz, referente a como o Projeto Político-Pedagógico deve ser constituído, assinale a alternativa correta.
A gestão da escola se traduz cotidianamente como ato político, pois implica sempre uma tomada de posição dos atores sociais (pais, professores, funcionários, estudantes etc.). Logo, a sua construção não pode ser individual, pelo contrário, deve ser coletiva, envolvendo os diversos atores na discussão e na tomada de decisões. Para que a tomada de decisão seja partilhada, é necessária a implementação de vários mecanismos de participação tais como:
Sobre a gestão democrática da escola, assinale a alternativa INCORRETA.
Um planejamento que é “definido pelo coordenador e pelos membros da equipe, depois de ter sido feito anteriormente um levantamento das necessidades ou interesses do grupo” tem uma concepção didático-metodológica com base em qual perspectiva?