Filtrar


Questões por página:
Nas escolas temos um documento que orienta as atuações pedagógicas. Após a sua criação, ele deve ser de conhecimento de toda a comunidade escolar e deve ser colocado em prática. A construção desse documento parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério.
Essa é uma referência sobre o seguinte documento:

“Documento que se constitui em processo democrático de decisões, preocupado em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.”

A definição acima se refere ao seguinte documento da escola:

Na escola existe um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional. Ele reflete a participação de toda a comunidade escolar bem como da comunidade do entorno da escola. Ele pode incluir desde a proposta curricular até a gestão administrativa. Esse documento está estruturado em três marcos — marco situacional, marco conceitual e marco operacional.
A descrição acima se refere ao seguinte documento:
Sobre a elaboração projeto de ensino-aprendizagem, conforme Vasconcellos (1999), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de conteúdo com as respectivas habilidades desenvolvidas.

Coluna 1
1. Conceitual.
2. Procedimental.
3. Atitudinal.
Coluna 2
( ) Saber.
( ) Saber fazer.
( ) Ser.
( ) Saber ser.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para Vasconcellos (2010), o marco referencial como dimensão fundamental na construção do projeto político-pedagógico é composto de três partes. Quais são elas?