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Um diretor de escola estadual, recém-empossado no cargo, procurou conhecer seu novo ambiente de trabalho e detectou que, embora a escola contasse com um corpo docente bem preparado e estivesse bem equipada com vastos e modernos materiais pedagógicos, apresentava alto índice de retenção e de evasão escolar. Assim sendo, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de ensino e, consequentemente, a melhoria dos índices de promoção escolar, bem como a redução da evasão escolar, resolveu, em conjunto com a equipe escolar, rediscutir o Projeto Político-Pedagógico da escola e, para tanto, contou com a participação dos professores, alunos, funcionários e pais. Iniciaram a discussão partindo de três grandes eixos que norteiam a construção do projeto pedagógico: flexibilidade, avaliação e liberdade, os quais se vinculam, respectivamente, à:
Na semana de planejamento escolar, a direção e equipe de gestão, professores e funcionários de uma escola estadual iniciaram a discussão sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Após leitura de textos e documentos legais, concluíram que a elaboração e execução de um bom PPP deve seguir três princípios, que, de certa forma, garantem o alcance dos objetivos propostos pelo projeto. São eles:
É da competência do núcleo pedagógico da escola a função de dar apoio técnico aos docentes e discentes no que concerne à elaboração, ao desenvolvimento e à avaliação da proposta pedagógica. Assim sendo, o diretor da escola

Leia o fragmento abaixo.


A gestão pedagógica é essencial para efetivar uma escola capaz de promover as competências indispensáveis ao enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo; capaz de promover as aprendizagens. A escola é um espaço de cultura e de articulação de competências e conteúdos disciplinares.

Currículo é a expressão de tudo que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para uma situação de aprendizagem e ensino.

SEE/2012.


A gestão curricular envolve todo o conjunto de processos e procedimentos através dos quais se tomam as decisões necessárias quanto aos modos de implementação, organização, acompanhamento e avaliação

O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado prevendo na sua organização: 1. sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos. 2. cronograma de atendimento aos alunos. 3. profissionais da educação: tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, guia-intérprete, entre outros que atuem no apoio. 4. redes de apoio no âmbito da atuação profissional, da formação, do desenvolvimento da pesquisa. Estão corretos: