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A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é indicada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação como uma forma de exercer a gestão democrática na escola, sendo uma oportunidade para “o gestor reconhecer e concretizar a participação de todos na definição de metas e na implementação de ações. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de cumprir os combinados e estar aberta a cobranças”. As afirmativas a seguir apresentam possíveis encaminhamentos para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico nas escolas. I. Adotar modelos prontos ou encomendar o PPP a consultores externos. II. Convidar representantes de todos os setores da escola para pensarem a elaboração do documento. III. Desconsiderar os conflitos de ideias que surgem durante os debates. Assinale a(s) afirmativa(s) contrária(s) ao caráter proposto para o documento pela legislação citada.
Com relação às características de uma prática educativa inclusiva, analise as afirmativas a seguir. I. A escola deve ajudar cada aluno a desenvolver suas aptidões em um contexto livre de discriminação. II. A escola deve instituir o espírito de competitividade entre os alunos. III. A escola deve oferecer oportunidades a todos no sentido de “formar pessoas iguais”. Assinale:
A contínua realização do projeto educativo possibilita o conhecimento das ações desenvolvidas pelos diferentes professores, sendo base de diálogo e reflexão para toda equipe escolar. Dessa forma, é correto afirmar que:
O Projeto Político Pedagógico consiste em instrumento da gestão democrática. Segundo Libâneo, o projeto pedagógico representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade tomarem sua escola nas mãos, definirem seu papel estratégico na educação das crianças e dos jovens e organizarem suas ações, visando a atingir os objetivos a que se propõem. Ele é o ordenador, o norteador da vida escolar. Nesse contexto, o projeto pedagógico da escola

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos no processo educativo de seus alunos. Levando em consideração tal definição, analise as seguintes afirmações:


I. A dimensão administrativo-financeira não deve ser contemplada no processo de elaboração e execução do PPP.

II. O PPP deve ser elaborado coletivamente por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, como pais, alunos, professores e demais funcionários da escola.

III. O planejamento do PPP envolve pensar a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e da sala de aula em particular.

IV. O PPP de uma escola pode ser implementado por outra escola, desde que ambas façam parte do mesmo contexto territorial e, consequentemente, social.


Está correto somente o que se afirma em