Questões de Concurso
Filtrar
418 Questões de concurso encontradas
Página 67 de 84
Questões por página:
Questões por página:
Atuar como articulador na proposição, elaboração e implementação do planejamento estratégico da DE e da escola são algumas das capacidades técnicas requeridas aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino (Resolução SE – n° 50/2018). Segundo Perfeito (2017), esse tipo de planejamento “é um processo que parte da realidade complexa e dinâmica da organização, envolvendo a tomada de decisão nas diversas etapas que o compõem”, as quais, de acordo com Lück, citada por Perfeito, podem ser assim descritas: “análise do ambiente interno e externo; diagnóstico; definição da missão, da visão de futuro e valores; objetivos estratégicos; plano operacional; questões estratégicas; metas; plano de ação e controle”. Pelo exposto, pode-se afirmar que o planejamento estratégico constitui-se em instrumento de gestão escolar, sendo capaz de orientar o gestor na realização de um trabalho sistematizado,
No início do ano letivo, durante os dias de planejamento, um diretor de escola estadual e sua equipe, tendo em vista os resultados do rendimento escolar obtidos pelos alunos no ano anterior, o nível de evasão escolar e a baixa participação dos pais na escola, resolveram rediscutir o Projeto Político-Pedagógico da escola, como forma de analisar e estabelecer objetivos no sentido da melhoria da qualidade de ensino, de diminuir o índice de evasão escolar e promover aumento da participação dos pais na escola. Assim sendo, devem considerar que o Projeto Político-Pedagógico seja reelaborado a partir das seguintes dimensões:
Um dos movimentos pertinentes à construção coletiva do projeto pedagógico é a identidade que se deseja construir para a escola. Tendo em vista esse objetivo, assinale a alternativa que apresenta uma estratégia de organização relativa ao trabalho com esse movimento.
Um diretor de escola estadual, recém-empossado no cargo, procurou conhecer seu novo ambiente de trabalho e detectou que, embora a escola contasse com um corpo docente bem preparado e estivesse bem equipada com vastos e modernos materiais pedagógicos, apresentava alto índice de retenção e de evasão escolar. Assim sendo, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de ensino e, consequentemente, a melhoria dos índices de promoção escolar, bem como a redução da evasão escolar, resolveu, em conjunto com a equipe escolar, rediscutir o Projeto Político-Pedagógico da escola e, para tanto, contou com a participação dos professores, alunos, funcionários e pais. Iniciaram a discussão partindo de três grandes eixos que norteiam a construção do projeto pedagógico: flexibilidade, avaliação e liberdade, os quais se vinculam, respectivamente, à:
Na semana de planejamento escolar, a direção e equipe de gestão, professores e funcionários de uma escola estadual iniciaram a discussão sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Após leitura de textos e documentos legais, concluíram que a elaboração e execução de um bom PPP deve seguir três princípios, que, de certa forma, garantem o alcance dos objetivos propostos pelo projeto. São eles: