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O Projeto Político Pedagógico (PPP) define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.
São tópicos que devem ser tratados em um PPP, EXCETO:
“Segundo Edneia Gonçalves, assessora da ONG Ação Educativa, o PPP (Projeto Político Pedagógico) só tem sentido se a gestão permitir que todos se manifestem. E alerta: o documento tem de representar as diferenças, não apenas a opinião da maioria. No caso de pontos muito polêmicos, em que não haja acordo, a sugestão é registrar no próprio documento que o debate seguirá ao longo do ano. Fica sob responsabilidade da gestão planejar momentos para isso, inclusive convidando especialistas no tema para retomar a conversa e aclarar as ideias.”
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8152/um-guia-para-um-ppp-com-a-cara-de-2017?gclid=EAIaIQobChMIj4yPxoDq5gIVhRCRCh2EDg0lEAAYAiAAEgLma_D_BwE Acesso em: 28/12/2019 (adaptado).
No trecho de reportagem, explicita-se uma situação acerca do Projeto Político-Pedagógico (PPP), que é a diretriz das ações educativas da escola. No trecho referido, destaca-se o aspecto
Por meio das escolas indígenas, é possível assegurar a autonomia, tanto no que se refere ao projeto pedagógico quanto ao uso de recursos financeiros públicos para a manutenção do cotidiano escolar. Dessa forma, garante-se a plena participação de cada comunidade indígena nas decisões relativas ao funcionamento da escola.
HENRIQUES, Ricardo; GESTEIRA, Cleber; GRILLO, Susana; CHAMUSCA, Adelaide. Educação Escolar Indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificando a escola. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoindigena.

Considerando a participação na elaboração dos projetos político-pedagógicos das escolas indígenas, analise as seguintes afirmações e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas:

( ) Os projetos político-pedagógicos das escolas indígenas devem ser elaborados pelos professores indígenas juntamente com a FUNAI, governo federal e representantes da sociedade civil.
( ) Os projetos político-pedagógicos das escolas indígenas devem ser elaborados pelos professores indígenas em articulação com toda a comunidade educativa – lideranças, “os mais velhos”, dentre outros.
( ) Os projetos político-pedagógicos das escolas indígenas devem contar com a participação de pais, mães ou responsáveis pelo estudante e os próprios estudantes.
( ) Na elaboração dos projetos político-pedagógicos das escolas indígenas deve-se contar com assessoria dos sistemas de ensino e de suas instituições formadoras, das organizações indígenas e órgãos indigenistas do estado e da sociedade civil.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
O documento “Projeto Político Pedagógico” orienta as instituições sobre o programa adequado à formação do estudante-cidadão. A junção de três termos compõem o documento, cada uma das três dimensões tornam os objetivos e as realizações da proposta curricular significativos para as mudanças necessárias ao ambiente educativo. O projeto, uma das dimensões, assegura o registro das ações e metas formalizando a realização e transformação da realidade. A dimensão pedagógica determina a organização dos objetivos, dos métodos, das técnicas e das estratégias voltados ao processo de ensino e aprendizagem. Diante do exposto, assinale a alternativa que corresponde ao conceito da dimensão política.
Pimenta (1990), estudiosa do tema projeto político-pedagógico da escola pública, afirma que: “Admitir um projeto significa ter consciência do que se quer, ou seja, se falo em projeto pedagógico tenho de ter, previamente, clareza de que estou me pautando em determinadas concepções de Educação e de ensino. Acredito que o ponto de partida para o projeto real é a explicitação de que queremos uma Escola Pública democrática… [Para isso, ] a construção do projeto pedagógico objetiva a democratização do ensino, cujo núcleo é a democratização do saber...”.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto.