Filtrar


Questões por página:
Com relação à teoria e abordagem clínica da Psicanálise, assinale a afirmativa incorreta.
A abordagem sistêmica e psicanalítica, referida por Zorning (2010), classifica a família como possuidora de poder geracional, construindo em todos os seus membros transmissões psíquicas que são compartilhadas de maneira ampliada no seu sistema, de modo a constituir hierarquias e as demais relações sociais dentro desse funcionamento circular. Sobre essa modalidade de atendimento, analise as afirmativas a seguir:
I. Pode ser indicada para todas as faixas etárias e visa escutar e acolher o sofrimento psíquico do sujeito ou alguma forma de dificuldade emocional nos contextos sistêmicos da família. II. A terapia pode ser realizada de modo individual ou familiar, exceto com casais. III. O processo terapêutico tem o objetivo de intervir de modo intenso, por tempo ilimitado, com o intuito de modificar o padrão de relacionamento intra ou extrafamiliar.
É correto o que se afirma
Kurt Lewin considera a dinâmica de grupo como um dos pilares das terapias grupais e acrescenta que os fenômenos grupais só se tornam inteligíveis ao observador que consente em participar da vivência grupal. Sobre o tema, assinale a alternativa que relaciona corretamente a teoria e a técnica de intervenção grupal:
1. Psicodrama. 2. Grupos Operativos. 3. Abordagem psicanalítica.
I. O meio pelo qual se trata de obter as modificações desejadas, como na análise individual, são as interpretações transferenciais. Contra-transferencialmente, a atitude de interpretar individualmente deve corresponder a uma defesa do terapeuta como consequência da ansiedade despertada pela ação envolvente do grupo, o qual procura evitar, como o fazem também os pacientes, atuando de acordo com a fórmula “dividir para reinar”. II. Esse método utiliza cinco instrumentos principais para intervenção: a cena, o paciente, o diretor, os Ego-auxiliares e o público, ou seja, sua base consiste na concepção de que o Ego do indivíduo só se desenvolve com o auxílio dos “Egos Auxiliares” (figuras com quem se relaciona) e dessa forma, alcança naturalmente a etapa de desenvolvimento completo da técnica. III. Consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Essa técnica pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento), a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e o enquadre que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador).
De acordo com Oliveira (2011), para a Psicanálise, o sofrimento sintomático não é visto como uma anomalia anatômica, e muito menos pode ser reduzido a um transtorno que deve ser erradicado a fim de recompor o bem-estar do sujeito. A experiência analítica não aborda o sintoma como um fenômeno isolado, mas sim em sua íntima relação com a estrutura psíquica que organiza todas as relações do sujeito com o mundo. Sobre as estruturas clínicas das neuroses e perversões, assinale a alternativa correta.
De acordo com Clímaco (2010), a criação dos conceitos de normal e patológico, constituídos como contingências opostas e incomunicáveis, introduz a obrigatoriedade de o sujeito estar em um desses polos. Com relação aos conceitos de normal e patológico, assinale a alternativa correta.