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De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases do desenvolvimento:
I. A fase oral se caracteriza nos primeiros anos de vida do bebê. O mesmo, através da necessidade de sucção e da amamentação, desenvolve a sua libido concentrada na área erógena da boca, lábios e língua. Dessa forma, as primeiras percepções do bebê são de ordem sensorial.
II. A fase anal essa fase é importante para a compreensão da sexualidade, pois é nessa fase que a libido passa da área erógena da boca para a área erógena do ânus. È nessa fase que começa o controle dos esfíncteres e a satisfação antes sentida pela sucção passa a ser substituída pela retenção das fezes.
III. A fase fálica nessa fase, a libido é deslocada para a área erógena dos órgãos genitais, para a glande nos meninos e o clitóris nas meninas. Nessa fase, ocorre o grande interesse na manipulação dos órgãos sexuais. A criança, nessa fase não sente vergonha e sente satisfação ao se despir ou mesmo andar nu pela casa.
IV. Período da latência, descrito por Freud, há uma espécie de diminuição ou hibernação da libido por parte da criança. No entanto, a libido, a sexualidade nessa fase são redirecionadas para outras esferas da vida da criança, principalmente para os aspectos intelectuais e sociais. Esse redirecionamento ocorre com a resolução do complexo de Édipo e ocorre através do processo chamado por Freud de sublimação.
V. A fase genital se caracteriza enquanto o desenvolvimento completo, onde o sujeito está apto para a plena atividade da vida adulta, onde terá perpassado pelo desenvolvimento e transformações corporais, biológicos, afetivos e sociais. Portanto, as contribuições de Freud sobre a sexualidade são de extrema importância, uma vez que, a mesma está presente na vida do ser humano desde o nascimento até a morte.
Está correto o que se afirma em:
É uma abordagem de tratamento psicoterápico personalizada, não confrontativa, em que cada paciente é considerado único, ou seja, com fatores de risco e habilidades de enfrentamento diferentes. O paciente aprende que há diversos caminhos para a mudança do comportamento e que o terapeuta poderá ajudá-lo a encontrar esses caminhos por intermédio de um conjunto de intervenções semiestruturadas, objetivas e orientadas para metas bem definidas, de forma colaborativa entre o próprio paciente e seu terapeuta. Pessoas com transtornos emocionais tendem a ter “um estilo de pensar” que interpreta ou antecipa os eventos de forma negativa. Uma mudança no pensamento e sistema de crenças do paciente se dá através do tratamento com essa abordagem e visa promover uma mudança emocional e comportamental duradoura. São características da:
Subjacente a todo o pensamento de Freud está o pressuposto de que o corpo é a fonte básica de toda experiência mental. Ele esperava o tempo em que todos os fenômenos mentais pudessem ser explicados com referência direta à fisiologia do cérebro. Freud sentia que seu próprio trabalho era frequentemente apenas descritivo e que seria superado por pesquisas aperfeiçoadas em neurologia. A partir desse ponto, começaram a surgir os principais conceitos fundamentais de seus estudos; assinale-os.
Acerca da psicanálise, há um conjunto de regras técnicas desenvolvidas por Sigmund Freud que caracterizam o método psicanalítico. Dentre elas, há uma regra conhecida como regra fundamental do paciente. De qual técnica se trata essa regra?
A criação da psicanálise ocorreu por meio da prática clínica de Sigmund Freud. Qual transtorno nervoso fez Freud desenvolver a psicanálise?