Filtrar


Questões por página:
Freud usava a palavra ‘objeto’ para se referir a qualquer pessoa, objeto ou atividade com capacidade para satisfazer ao instinto. Na sua visão, o primeiro objeto na vida do bebê capaz de satisfazer ao instinto era o seio materno. Mais tarde, a própria mãe como pessoa torna-se um objeto de satisfação do instinto. E, à medida que a criança cresce, outras pessoas tornam-se objetos de satisfação do instinto.” (SCHULTZ, Duane P. & Schultz p.390.)
Sobre as Teorias das Relações entre os Objetos na visão de Freud, é correto afirmar que:

Entende-se a psicologia como a ciência que tem como objetivo estudar e compreender o ser humano em seus aspectos psíquicos, emocionais e comportamentais. A diversidade da psicologia se estende através de inúmeras técnicas e teorias estudadas, se expandindo por variados campos de atuação.


Sobre as várias técnicas e teorias que constituem a ciência da psicologia, assinale a alternativa INCORRETA:

O inconsciente é considerado o núcleo da teoria psicanalítica. Isso faz com que as técnicas dessa abordagem de psicoterapia tenham a finalidade de acessar a parte mais profunda e desconhecida da mente humana, onde se encontram os desejos, os impulsos, as lembranças e os conflitos reprimidos que influenciam o comportamento, o pensamento e a personalidade de um indivíduo. Diante do exposto, quanto às técnicas da psicanálise, assinale a afirmativa correta.
Segundo Freud, a personalidade é composta por três instâncias psíquicas: o id; o ego; e, o superego. Descreve corretamente as funções destas instâncias a seguinte alternativa:
Analise os casos abaixo e correlacione-os com as teorias da personalidade.1- Psicanálise 2- Gestalt 3- Comportamental 4- Abordagem Centrada na Pessoa ( ) Ana encontrou sua amiga Maria em uma festa de aniversário e ficou muito feliz. Direcionou toda a sua atenção para a amiga querida, conversando bastante com ela. Quando voltou para casa, sua mãe perguntou-lhe como estava decorada a festa e Ana não soube responder à pergunta da mãe, pois disse não ter prestado atenção a isso, mas sabia descrever toda a roupa de Maria. ( ) Pedro, de 5 anos, não gostava de escovar os dentes antes de se deitar, mas sempre pedia à mãe que lhe contasse uma história antes de dormir. Ela o ignorava e, se ele escovasse os dentes, atendia à solicitação do filho, sem mencionar nada a ele. Assim Pedro aprendeu que é correto escovar os dentes antes de dormir. ( ) Enquanto orientava sua aluna Rosa, a professora Marta a chamou de Rita. Ao perceber que havia trocado o nome da aluna, ficou surpresa e disse não ter entendido o que aconteceu, pois costumava ter excelente memória. ( ) Paulo é uma criança de 4 anos de idade que a professora considera como um menino em processo de desenvolvimento, que pensa, sente, tem ideias e formula hipóteses sobre os objetos e fatos do mundo. Por isso a professora costuma fazer uso de sua experiência para criar circunstâncias que favoreçam a aprendizagem de Paulo. A sequência correta, de cima para baixo, é