Filtrar


Questões por página:
Sobre a intervenção da psicologia escolar com professores, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Deve promover a reflexão, a ressignificação e a produção de novos sentidos sobre a vivência de “ser professor” para que haja transformação efetiva em suas práticas.
( ) Implica uma profunda reflexão sobre as concepções de homem, escola, educação e sobre as relações que constituem a trama institucional.
( ) Baseia-se na discussão de quais as melhores estratégias e técnicas, sendo que a questão dos pressupostos teóricos e metodológicos deve ser delegada aos orientadores e diretores de escola.
( ) Deve considerar que as práticas dos professores são constituídas por relações sociais e políticas, valores, ideologias, afetos, fantasias a respeito da docência.


Assinale a sequência correta.
A escola é um espaço onde crianças, adolescentes e adultos lidam com diferenças, e as políticas de inclusão escolar preconizam que todos os alunos têm direito a estar nas salas de aula regulares, independentemente de suas características ou limitações sociais, culturais, físicas e emocionais. Sobre o tema, assinale a afirmativa INCORRETA.
Um dos campos de intervenção da psicóloga escolar é a equipe pedagógica e gestora da unidade de ensino. Em relação à atuação com os professores, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Cada escola tem uma unicidade composta a partir da singularidade e historicidade dos indivíduos que a compõem. Paralelamente, é constituída por uma realidade social que a atravessa e condiciona.
( ) O professor é um ser histórico e social, por isso reproduz concepções e práticas sem possibilidade de transformá-las.
( ) O cotidiano tanto pode ser palco da reprodução alienada de práticas e conhecimentos como pode oferecer ao professor situações para transformação e superação da mesmice.
( ) O professor deve considerar a sua importância e preponderância na formação dos alunos, haja vista que a diferença de conhecimento e o seu papel como transmissor do saber implica uma relação didática assimétrica.


Assinale a sequência correta.
No que se refere à Psicologia Educacional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I - O conhecimento necessário à atuação dos psicólogos escolares educacionais tende a ser interdisciplinar. PORQUE II - Inclui noções de psicologia da aprendizagem, um estudo que, realizado nos ambientes escolares, considera as situações de ensino formal como determinantes para o crescimento pessoal e a formação da personalidade de um indivíduo inserido no contexto educacional. A respeito dessas asserções, é correto afirmar que
Considere a citação abaixo.
"A análise do produto de cada um dos testes e de todos eles permite estabelecer duas classes de resultados: a qualidade do vínculo e o grau de consciência que se tem do mesmo. A qualidade do vínculo - positivo, médio ou negativo - diz respeito ao perfil da rede e do grau de conhecimento, sobre sua possível modificabilidade. [...] A qualidade do vínculo e o grau de consciência – inconsciente, pré-consciente e consciente - constituem dois aspectos ou dimensões diferentes cuja combinação permite tirar informações altamente significativas." (p.209 e 110)
Com base na teoria das técnicas projetivas psicopedagógicas de Jorge Visca (2009), assinale a alternativa INCORRETA acerca do grau de consciência dos distintos aspectos que constituem um vínculo de aprendizagem.