Filtrar


Questões por página:
A teoria da psicogênese da língua escrita destaca a importância de compreender os níveis de desenvolvimento da escrita pelas crianças. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) No nível silábico-alfabético, a criança entende completamente a relação entre fonemas e grafemas.
(__) A fonetização da escrita inicia-se no nível silábico e culmina no nível alfabético.
(__) No nível pré-silábico, a criança ainda não compreende que as letras possuem valor sonoro e representam unidades da fala, como sílabas ou fonemas.
(__) O progresso da criança na escrita ocorre por meio da superação de conflitos cognitivos em relação ao sistema de representação.

A sequência está correta em
A respeito de concepções teóricas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes e coloque V nos Verdadeiros e F nos Falsos.
( ) Segundo Piaget, a assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio.
( ) Para Bruner, o aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados.
( ) Vygotsky explicita que a aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.
( ) De acordo com Ausubel, para ocorrer a aprendizagem, conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo.
( ) Conforme Gardner, no processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.
Assinale a sequência que contém a sequência CORRETA.
Visualizar Questão Comentada
Para que a escola se constitua em um ambiente educativo de diferentes aprendizagens, é necessário considerar também as diversas fases de desenvolvimento da criança e do adolescente, respeitando suas individualidades enquanto sujeitos de direitos. Dessa forma, os jogos e as brincadeiras devem priorizar a construção de relações humanas de qualidade por meio do respeito integral aos direitos do outro, à convivência democrática, à sociabilidade socioambiental e à solidariedade. Sobre o convívio social na escola, analisar os itens abaixo:
I. Construir normas de disciplinas e de organização da escola com a participação direta dos estudantes.
II. Suprimir da discussão de sala de aula exemplos de discriminações e preconceitos comuns na sociedade, principalmente a partir de situação-problema, a fim de impedir a disseminação de discussões acerca dessa temática.
III. Discutir questões relacionadas à vida da comunidade, aos problemas de saúde, ao saneamento básico, à educação, à moradia, à poluição dos rios e à defesa do meio ambiente e ao transporte, de forma participativa e problematizadora.
IV. Tratar as datas comemorativas que permeiam o calendário escolar de forma articulada com os conteúdos dos Direitos Humanos, de forma transversal, interdisciplinar e disciplinar.
Estão CORRETOS:
É o conjunto de processos de pensamento que permitem a utilização de estratégias adequadas para se alcançar um objetivo e a flexibilização dos modelos de comportamento adquiridos pela experiência para que haja a adaptação às situações do presente. Isso inclui a identificação de metas, o planejamento de comportamentos e a sua execução, além do monitoramento do próprio desempenho, até que o objetivo seja consumado. Os déficits nessa área interferem e até mesmo impedem o desenvolvimento normal da atenção, do autocontrole e do freio comportamental. A definição citada refere-se:
Visualizar Questão Comentada
Considerando-se as diversas concepções sobre o desenvolvimento da criança que influenciam a prática docente, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Teoria Inatista. (2) Teoria Ambientalista. (3) Teoria Interacionista.
( ) Propõe que a criança desenvolve suas características em função das condições do meio em que vive.
( ) Valoriza sobretudo os fatores internos — biológicos.
( ) Valoriza a experiência. Por meio dela, a criança aprende a olhar as situações por diferentes perspectivas, considerando a resposta do outro, adulto ou criança, e, dessa forma, podendo ir em frente na busca por certos objetivos.
( ) Acredita que o meio é responsável pela formação do sujeito, sendo o adulto quem vai controlar tudo o que a criança deve aprender.